Recado para não abafar minorias

Publicação: 11/12/2018 03:00

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, fez um discurso em defesa da proteção das minorias e dos direitos humanos durante a sessão de diplomação de Bolsonaro. Rosa, ao lembrar que na mesma data do ato se comemoravam os 70 anos da Declarações dos Direitos Humanos, afirmou que a vontade da maioria não pode “abafar” a opinião de grupos minoritários.

“A democracia não se resume a escolhas periódicas por voto secreto e livre de governantes. É também exercício constante de diálogo e de tolerância, de mútua compreensão das diferenças, de sopesamento pacífico de ideias antagônicas. Sem que a vontade da maioria busque suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, e muito menos tolher ou comprometer os direitos constitucionalmente assegurados”, disse a presidente da Corte.

A ministra disse que refletir sobre o documento não é mero exercício teórico, mas um dever que se impõe a governantes e governados. “Todos os seres humanos nascem livres, iguais, sem distinção de raça, língua, crença, identidade de gênero e qualquer outra condição”, disse Rosa.

COMUNICAÇÃO
Em mais um capítulo da disputa pelo domínio da comunicação de governo, Bolsonaro decidiu transferir a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, incluindo a área de publicidade, da Secretaria-Geral, a ser comandada por Gustavo Bebianno, para a Secretaria de Governo, que terá à frente o general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Esta modificação permitirá que seu filho Carlos Bolsonaro permaneça, mesmo que à distância, exercendo uma espécie de “controle remoto” das mídias sociais do pai, embora sem cargo no governo federal.