CIDADãO DO RECIFE » Título a Mourão aprovado na Câmara

Publicação: 06/12/2018 03:00

O general Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente eleito de Jair Bolsonaro (PSL), receberá o título de Cidadão do Recife no próximo dia 21 de dezembro, na Câmara dos Vereadores. Na prática, será a primeira vez que um cacique da futura gestão Bolsonaro vem ao estado após as eleições de outubro e antes de tomar posse. O presidente eleito já participou até mesmo da entrega da taça na final do Campeonato Brasileiro, em São Paulo, mas não fez uma visita ao Nordeste. A homenagem a Mourão foi aprovada por 28 votos a favor e 2 contra, sendo estes últimos a discordar o vereador Rinaldo Júnior (PRB), líder da oposição, e Ivan Moraes (PSol).

O título de Cidadão a Mourão foi proposto pelo primeiro-secretário da Casa, Marco Aurélio (PRTB), eleito deputado estadual nesse último pleito, num gesto político de aproximação do Recife com o futuro governo. Marco Aurélio se aproximou de Mourão e de Bolsonaro na campanha passada, quando foi uma das poucas lideranças políticas do estado que declarou voto no presidente eleito no primeiro turno.

Mourão serviu como militar no estado na década de 1980 e uma filha dele, Renata, nasceu no Recife. Segundo Ivan Moraes, que votou contra a proposta, a honraria máxima do Recife só deveria ser proposta a quem deu alguma contribuição à cidade. “A praxe orienta que se vote sempre a favor das proposições de colegas nesse sentido. Eu discordo (..) Não deveríamos celebrar pessoas que têm defendido publicamente políticas que não são do agrado de nossa população, como o fim do décimo 13º salário e o preconceito a indígenas e pessoas negras. Esses valores são antagônicos ao que o nosso mandato defende”, declarou Ivan. (Aline Moura)