Transposição terá ultima etapa liberada neste mês Trecho será inaugurado em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, com presença do presidente Temer

Publicação: 06/12/2018 03:00

Oministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, anunciou ontem a data para inauguração do último trecho da Transposição do Rio São Francisco, que fica localizado no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo ele, a entrega da obra deverá ocorrer entre os dias 26, 27 e 28 de dezembro. Além do ministro, está prevista a presença do presidente Michel Temer (MDB), devendo ser uma de suas últimas agendas oficiais no exercício do cargo. O trecho a ser inaugurado faz parte do Eixo Norte da transposição e passa ainda pelos municípios de Penaforte, Jati, Brejo Santo e Barro, situados no Ceará.

Ao ser informado da notícia, o governador Paulo Câmara (PSB) disse que o governo de Pernambuco vê com bons olhos todo avanço na transposição. “Nossa expectativa é que o novo governo priorize a liberação de recursos para as obras hídricas complementares, como a Adutora do Agreste, e acelere o Ramal do Agreste, essenciais para o nosso estado. Só assim poderemos ampliar a chegada da água do São Francisco para milhares de pernambucanas e pernambucanos”, ressaltou o socialista, que tem atuado junto ao governo federal para conseguir viabilizar projetos hídricos no estado.

A informação sobre a conclusão do último do trecho da transposição em Salgueiro foi repassada ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que ontem participou de uma audiência com Pádua Andrade. Na ocasião, o ministro garantiu também a liberação de mais R$ 43 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Pádua informou, ainda, que as obras estão quase 100% concluídas em Salgueiro, restando detalhes para a entrega. “Mas o caminho das águas está pronto”, enfatizou, garantindo a liberação do trecho para o fim do ano.

De acordo com Pádua, a empresa responsável conta com mais de 300 pessoas trabalhando na obra atualmente para finalizar o trecho dentro do prazo. “Esta é a maior obra do século e a maior obra hídrica do Brasil. Não tenho dúvida de que vai mudar o perfil econômico do nosso estado e da região Nordeste”, frisou Camilo Santana, que visitou as obras da transposição em 20 de novembro com o ministro e o presidente do Senado, Eunício Oliveira. As águas do São Francisco deverão chegar ao Ceará até o fim de fevereiro de 2019.

Já o presidente Michel Temer esteve em Salgueiro no início de agosto, quando prometeu entregar as obras da Transposição do São Francisco até o final do ano. O projeto foi iniciado em 2007 no governo do ex-presidente Lula (PT). Na ocasião, Temer acionou a terceira estação de bombeamento do eixo Norte. (Rosália Rangel)