JHC manterá candidatura à presidência da Câmara Deputado federal pelo PSB de Alagoas afirma que não desistirá, mesmo se o partido apoiar outro nome

JOSÉ MATHEUS SANTOS
matheus.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 03:00

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB-AL), mais conhecido como JHC, afirmou que não irá retirar a candidatura à Presidência da Câmara mesmo que o seu partido decida não apoiar o seu nome para comandar a Casa. A afirmação foi feita em entrevista coletiva após visitar o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. Também estiveram presentes os deputados João Campos, eleito, e Tadeu Alencar, reeleito, também socialistas.

“Mantenho a candidatura. Claro que o nosso desejo é ter apoio do partido. A partir disso, ganhamos musculatura para conversas com outras siglas. É preciso lembrar que a decisão tem que ser democrática e a minha candidatura não pode preterir o interesse coletivo do partido. Desde o ano passado, manifestei o meu desejo e, desde a virada do ano, estou em Brasília. A decisão sobre apoio a minha candidatura passará por todos os colegas. Mas não há possibilidade de retirada”, disse JHC, o jovem deputado alagoano que foi o mais votado do Brasil proporcionalmente em 2018, com 12,25% dos votos válidos em Alagoas.

João Henrique Caldas, que é reconhecido pelos colegas pela capacidade de diálogo entre diferentes correntes, exerce a função de terceiro-secretário na Mesa Diretora da Câmara. JHC acredita que é preciso mais diálogo com a sociedade brasileira, muitas vezes deixada de lado das discussões feitas no Poder Legislativo. Por isso, tem dito que é fundamental uma “Nova Câmara” no atual momento do país.

“Acredito que há uma mudança de costumes na política e a sociedade representou muito isso na última eleição. A gente precisa dialogar com quem está do lado de fora da Câmara. Muitas vezes o povo tem a sensação de que o Legislativo está virando as costas para ele. Essa democracia participativa exige menos presidência e mais Brasil e menos presidente e mais deputados”, destacou o parlamentar, de apenas 31 anos.

JHC também aproveitou a oportunidade para alfinetar as últimas conduções feitas por presidentes da Câmara no exercício do cargo. “O presidente não pode ser um ser absoluto, a Câmara não pode ser um feudo, com alguém escolhendo sozinho a pauta. Tradicionalmente, o presidente da Câmara tem se comportado de forma inadequada para o posto ao qual ocupa. O presidente da Câmara é o presidente quando ele se coloca de forma coletiva. Não se pode fazer garantias que não pode cumprir, não se pode chegar texto para votar sem os deputados saberem o teor”, argumentou o socialista alagoano.

Presente também no encontro no Palácio, o líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar, disse que, na reunião da próxima segunda-feira, a dez dias da eleição na Câmara Federal, o partido deve tomar uma decisão mais clara. “O PSB se reunirá na segunda. Nesse momento, é preciso ressaltar que JHC teve a humildade de não se colocar como candidato do partido. Precisamos fazer assim: não colocar pretensões individuais acima do partido”, destacou Tadeu. A respeito do bloco composto com PDT e PCdoB, Alencar deixou em aberto a possibilidade de as siglas marcharem com candidatos diferentes, ainda que integrem o mesmo bloco.