PSB pode formar bloco na eleição da Câmara O líder da bancada socialista, Tadeu Alencar, projeta a decisão do partido só para a próxima semana

Aline Moura
aline.moura1@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2019 03:00

O PSB decidiu adiar a reunião da bancada federal, prevista inicialmente para ontem, em Brasília, quando a sigla pretendia escolher quem vai apoiar para a Presidência da Câmara dos Deputados - o terceiro cargo mais importante na linha sucessória presidencial. O líder do grupo na Casa, Tadeu Alencar, destacou alguns pontos motivadores para a decisão ser protelada. Um deles é a possibilidade de o PSB integrar um bloco com o PT, o PP, o MDB e o PTB para lançar um candidato único que seja contraponto ao nome de Rodrigo Maia (DEM), favorito na disputa. “Não é razoável fazer um movimento no escuro”, declarou Tadeu. Segundo ele, o PP tem dois nomes colocados para a disputa, o MDB apresentou dois; o PSB sugeriu um, enquanto o PCdoB e o PDT, que estão no centro- esquerda, apostam na vitória de Maia. “O PT tem dito que, se o PSB for para esse bloco alternativo, ele topa ir, mas nada está fechado”, revelou.

Tadeu Alencar explicou o fato de o PSB não poder, neste momento, bater o martelo antes de todas as peças ficarem claras no jogo. Por essa mesma razão, a legenda optou em remarcar o encontro para a próxima semana. De acordo com o líder socialista, se os 32 deputados tivessem se encontrado, como estava marcado, já teriam de deliberar o nome do candidato à presidência da Casa. E isso seria antecipar uma decisão sem ter o cenário “nítido”. Ainda por cima, o quórum suficiente não foi atingido, porque há deputados ainda de férias ou viajando.

Para Tadeu Alencar, outro círculo ainda precisa ser fechado. Trata-se de esperar a decisão final do PCdoB e do PDT, que pretendem apoiar Maia. O líder socialista tem uma leve esperança de que o quadro mude – com o recuo dos aliados preferenciais. Ou trabalha, por outro lado, para que o PSB encontre uma solução para continuar no mesmo bloco com o PCdoB e o PDT, porém não votar no deputado do DEM.

No no bloco alternativo que pode ser formado pelo PT, PP, MDB e PTB, os nomes colocados para presidir o Poder Legislativo, por exemplo, são Flávio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e Arthur Lira (PP-AL). Ele contou que o PSB está sendo convidado a engrossar esse grupo, com o nome de JHC (PSB-AL), mas nada está definido. O PT não sugeriu candidatos.

Segundo o líder do PSB, a legenda quer integrar a Mesa Diretora da Câmara, que estará à frente das principais decisões do país, e participar das comissões temáticas da Casa, onde se debatem com profundidade os projetos e emendas antes de irem à votação no plenário. Indagado se, neste contexto, o PSB era a noiva da vez, sendo disputado para integrar vários blocos, Tadeu Alencar respondeu: “Há distância entre intenção e gestos. Se a gente tem (intenção), mas falta nitidez em relação a outros insumos, temos que esperar essa nitidez se evidenciar para decidir bem”, pontuou. Ele acrescentou: “O MDB e o PTB mantêm a disposição de formar um bloco. Mas, se a gente for, qual será o espaço reservado para a gente?” indagou.