DIARIO POLíTICO » Hora de pressionar

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/02/2019 09:00

Com a experiência de oito anos de mandato no Senado - conhecedor, portanto, do quanto vale uma pressão política sobre os governos -  Armando Monteiro Neto (PTB) considera que os governadores nordestinos, junto com as bancadas no Congresso, devem aproveitar as negociações sobre a Reforma da Previdência, para pressionar o governo Bolsonaro na definição de uma agenda para o Nordeste. Até agora, analisa Armando, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez apenas acenos “fantasiosos” sobre a adoção de uma nova política de irrigação na Região, sem que tenha havido qualquer comprometimento com a conclusão de obras fundamentais como, por exemplo, a Transnordestina. Bem, há uma expectativa de que o presidente Bolsonaro entregue, amanhã, pessoalmente ao Congresso o texto da reforma da Previdência, dia em que está agendado também encontro dos governadores de todos os estados com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as mudanças na área. Nas repetidas cartas do Fórum de Governadores do Nordeste são frequentes os apelos em defesa dos projetos estruturadores da Região mas, como enfatiza Armando Monteiro, não há um empenho pessoal desses governadores sobre tais questões. Hoje, por sinal, os governadores já estão em Brasília, numa reunião preparatória para o dia de amanhã. Por fim, derrotado na eleição para governo do estado e aliado do ex-presidente Lula, Armando se diz “moderadamente pessimista” sobre o Brasil  e “condenado a um exercício de esperança” em relação a Pernambuco - um sentimento político bem amargo. Durante a visita ao Diario, o ex-senador fez uma exposição sobre o seu mandato, cuja  entrevista será publicada na superedição do fim de semana. 

Cruz credo
“Eu nunca vi uma coisa dessa”. Reação de Armando Monteiro Neto sobre o drama político entre o presidente Bolsonaro, seu filho Carlos Bolsonaro e Gustavo Bebianno, finalmente ex-secretário-geral da Presidência da República. Foram cinco dias de suspense.

Acontece
Jurandir Liberal (PT), ex-vereador, vai ser secretário-adjunto de Saneamento da Prefeitura do Recife, cujo titular é o também petista Oscar Barreto. Jurandir, que chegou a ser anunciado para a presidência da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal - EPTI, perdeu o lugar para Marília Bezerra, esposa de João da Costa (PT), ex-prefeito e vereador recifense.

Nem pensar
“Não quero ser secretário de mim mesmo” observa  Raul Henry, quando questionado pela falta de uso do seu Whatsapp. Ex-vice-governador e deputado federal, Raul também é presidente estadual do MDB,

Líder da oposição  
O deputado federal Sílvio Costa Filho (PRB) esclarece que em nenhum momento se envolveu na eleição para escolha do líder da oposição na Assembleia Legislativa: “Fui o primeiro a sugerir, no fim de dezembro, o nome de Priscila Krause  (DEM) como alternativa para liderar o bloco oposicionista, como uma opinião pessoal. Entretanto, a nova bancada fez uma avaliação interna e escolheu Marco Aurélio (PRTB) como novo líder”.

Comissão de Ética
O deputado Romário Dias (PSD) recusou ficar como suplente na Comissão de Ética, da Assembleia, tendo inclusive se referido rispidamente a Tony Gel (MDB) e João Paulo (PCdoB), que ficaram como titulares. Apesar da disputa, os parlamentares, em geral, não gostam de participar desta comissão porque, em algum momento, são obrigados a  julgar os próprios colegas.
 
128 anos  
Com 91 artigos, a primeira Constituição Republicana do Brasil completa 128 anos. Promulgada em 24 de fevereiro de 1891, trazia entre as principais mudanças a definição da figura do presidente da República por meio do voto direto, mas excluía as mulheres, analfabetos e mendigos. No rastro da data, a Editora Edipro, especializada em  edições na área do direito, lança as edições 2019 da coleção Códigos com atualizações das principais legislações do país, em formato portátil.