JUDICIÁRIO » Grupos organizam protestos contra decisão do STF

Publicação: 18/03/2019 09:00

Protagonistas do movimento pelo impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, os grupos de direita Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Nas Ruas promoveram ontem manifestações contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de enviar para a Justiça Eleitoral casos de crimes ligados à prática de caixa 2, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Um desses atos aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, onde manifestantes se reuniram em torno de um carro de som para protestar contra a decisão da Corte. Segundo a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), fundadora do Nas Ruas, uma nova manifestação nacional foi marcada para o dia 7 de abril.

No Rio, o ato foi realizado na praia de Copacabana. Uma das faixas usadas dizia “Vergonha”. Já em Brasília, cerca de cem pessoas, de acordo com estimativa da Polícia Militar, se reuniram pela manhã em frente ao prédio do Supremo. A manifestação começou por volta de 10h. Eles levavam faixas com os dizeres “STF, qual o seu negócio?” e “Quem mandou matar a Lava-Jato?”.

Durante a semana, o Supremo foi alvo de ataques nas redes sociais e críticas de integrantes da Lava-Jato. Na quinta-feira, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, anunciou a abertura de inquérito criminal para apurar fatos relacionados a notícias “falsas”, denúncias caluniosas, ameaças e infrações que atingem a honra de membros do STF e seus familiares.

No Senado, a CPI da “Lava Toga”, que mira no chamado “ativismo judiciário” de ministros de cortes superiores, conseguiu na sexta-feira o número de assinaturas necessárias para ir adiante. (Da Agência Estado)