DIARIO POLíTICO » O PSB e a Previdência

Marisa Gibson

Publicação: 19/03/2019 03:00

Boa parte do PSB iniciou a semana engasgada com o apoio à reforma da Previdência declarado pelo governador socialista Renato Casagrande, do Espírito Santo, após encontro, sábado, que reuniu governantes do Sul e Sudeste, em Belo Horizonte. É certo que Casagrande fez  ressalvas contra as novas regras para a aposentadoria rural e para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas o fato é que o PSB ainda não bateu o martelo sobre a proposta do Governo  Bolsonaro. Bem, a capitalização da Previdência é um ponto crucial para o partido, que hoje reúne seus integrantes, em Brasília, num encontro promovido pela Fundação Mangabeira, presidida pelo ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, função exercida até o ano passado por Casagrande. A rigor, todos os governadores do país são favoráveis a mudanças na área previdenciária como forma de equilibrar as contas públicas. Mas há reformas e reformas e, desde já, o PSB vive um dilema: dois de seus três governadores são nordestinos, o pernambucano Paulo Câmara e o paraibano João Azevêdo, alinhados com o Fórum de Governadores do Nordeste, cujos interesses são opostos aos dos grupos do Sul e Sudeste. Vale lembrar que foi durante a polêmica em  torno do apoio à reforma trabalhista de Michel Temer (MDB), que o PSB se esfacelou. Vamos ver agora. A reforma da Previdência de Bolsonaro é mais drástica que a de Temer, que sequer chegou à votação. Agora, só um registro: no encontro da Fetape, semana passada, em Afogados da Ingazeira ,sobre reforma da Previdência, só apareceram dois deputados federais: Danilo Cabral (PSB) e Carlos Veras (PT).

Sem trocas
Pelos corredores do Congresso o que se  fala é que, mesmo com todos os atropelos,  é melhor o presidente Bolsonaro manter a equipe atual de ministros. Dificilmente alguém vai querer assumir agora uma pasta no governo. “Na época de Temer, a situação política era  complicada, mas os ministros tinham autonomia”,  comenta-se.

Apoio
Mesmo sendo oposição, o deputado federal Felipe Carreras (PSB) elogia Bolsonaro pelo fim do visto para norte-americanos entrarem no Brasil, como foi anunciado. Para Carreras, venceu o turismo.

Sol e chuva
É por um visto dos Estados Unidos que todos os dias se forma, há anos, aquela fila na calçada do Consulado Americano, protegida por enormes gelos baianos, na Rua Gonçalves Maia, no Recife.

Em baixa
Bolsonaro chega em baixa nos Estados Unidos: a quinta pesquisa mensal da série XP Ipespe  mostra que piorou a percepção da população em relação ao seu governo: o grupo que considera bom ótimo oscilou de 40% para 37% e os que consideram ruim ou péssimo saltaram de 17% para 24%. Outros 32% avaliaram a gestão como regular, mesmo número de fevereiro.

Espaço e poder
Secretário-geral do PT,  o vereador e ex-prefeito do Recife, João da Costa (foto), movimenta-se  para ampliar seus espaços no partido. Ontem, ele encontrou- se com o vereador caruaruense Daniel Filizola, para uma conversa sobre seus respectivos mandatos e, principalmente, questões partidárias. Até maio, o PT estadual realiza eleição para substituição de Bruno Ribeiro, que renunciou ao comando do partido em janeiro.

Prorrogação
Tadeu Alencar, que assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados em fevereiro, explica que não há um sistema de rodizio semestral de liderança. É o seguinte:  “Agora em fevereiro, em razão da nova bancada, restou decidido, à unanimidade, que eu continuaria à frente da liderança até o recesso, em julho, completando 1 ano de mandato como líder, quando ocorrerá nova eleição”.

Conselho nacional
A procuradora-geral Germana Laureano, do Ministério Público de Contas de Pernambuco, toma posse em Brasília, hoje, como diretora-executiva do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). A cerimônia é no auditório do Interlegis, do Senado Federal.