DIARIO POLíTICO » A união faz a força

Marisa Gibson

Publicação: 24/04/2019 03:00

O jargão é antigo e verdadeiro, mas raramente acontece entre os governadores cujos interesses regionais sempre se sobrepõem às iniciativas conjuntas. Porém, a situação dos estados é tão periclitante e o Governo Bolsonaro tão evasivo, que os governadores resolveram se unir para ver se ganham alguma coisa antes que o ano - já considerado perdido - se acabe. Ontem no Fórum, que reuniu 24 dos 27  governadores, houve unanimidade sobre três questões que podem amenizar o sufoco de todos: ampliação gradativa do financiamento do Fundeb por parte da União; a cessão onerosa na exploração do pré-sal; e plano de recuperação fiscal dos estados, batizado de Plano Mansueto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Por esses pontos, os governadores decidiram dar as mãos e iniciar uma luta no Congresso, começando pela Câmara dos Deputados no dia 8 de maio. A estratégia se inicia pela Câmara porque é lá onde as decisões tomam forma e também porque o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), já consolidou a fama de “bom de diálogo”. A data marcada para início das articulações no Congresso será o dia seguinte da instalação da Comissão Especial que vai analisar o mérito da reforma da Previdência. Maia pretende instalar a Comissão no dia 7 de maio e é nesse colegiado onde os debates sobre a Previdência vão pegar fogo. Sobre esse item, os governadores divergem. Ontem, no Fórum, o democratas Ronaldo Caiado (Goiás) e o emedebista Helder Barbalho (Pará) defenderam ardorosamente a reforma, enquanto o  petista Rui Costa, da Bahia, criticou duramente as mudanças propostas por Bolsonaro. O pernambucano Paulo Câmara (PSB), também contrário, manteve sua habitual moderação.

Madrugou
A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi a primeira a chegar na Comissão de Constituição e Justiça para se inscrever para falar na reunião de ontem. Chegou por volta das 8h. As inscrições para os deputados só abririam  pouco antes do início da reunião.

Efeito colateral
Ao esconder os números referentes ao impacto que a reforma da Previdência terá nas contas públicas, o Governo Bolsonaro conseguiu  colocar do mesmo lado deputados contra e a favor da proposta do Planalto, como Danilo Cabral (PSB)  e Daniel Coelho (Cidadania).

Diferenciado
Ex-deputado federal e ex-presidente da OAB, o advogado Fernando Coelho, que faleceu ontem, era um homem público diferenciado. Foi corajoso no combate à ditadura, equilibrado  e coerente na condução  dos trabalhos da Comissão Estadual da Verdade. Deixa um legado importante para Pernambuco e para o país.

FEM na agricultura
O deputado estadual José Queiroz (PDT) quer o FEM para a agricultura e apresentou projeto de lei alterando a Lei 14.921, incluindo a agropecuária entre as áreas de investimento no estado, tornando obrigatório o  apoio aos  planos municipais nessa área, o que poderá fomentar a agricultura familiar e pecuária.

Licitação
O DER-PE informou ao TCE que não vai contratar a fiscalização da circulação de veículos, no valor de R$ 2,3 milhões, sem licitação. O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas, questionou o contrato por dispensa emergencial. A Secretaria de Infraestrutura vai abrir nova licitação para os serviços.

Sem bibliotecas
No Dia Internacional do Livro, comemorado ontem, o vereador André Régis (PSDB) lamentou que as 160 bibliotecas das escolas municipais do Recife estejam fora dos parâmetros legais e técnicos. Os livros são acumulados em salas ou em prateleiras inadequadas e às vezes com títulos que nada têm a ver com a faixa etária dos jovens.

Visibilidade
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi é o líder mundial mais popular no Facebook, com mais de 43,5 milhões de curtidas em sua página pessoal, de acordo com o “World Leaders on Facebook”, parte da série “Twiplomacy” da BCW (Burson Cohn & Wolfe). Mas foi Bolsonaro quem dominou o ranking de líderes mundiais no Facebook, nos últimos 12 meses, com o primeiro lugar em termos de interação. Sua página no Face registrou mais de 145 milhões de interações, quase o dobro de Donald Trump. Está explicada a obsessão.