DITADURA » Atos à memória de padre Henrique

Publicação: 25/05/2019 03:00

Os 50 anos do assassinato de padre Henrique, assessor de dom Helder Camara para a juventude, serão celebrados neste domingo na Catedral da Sé, em Olinda. A celebração marcada para as 9h terá dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, na presidência. O padre, batizado Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, foi sequestrado em 26 de maio de 1969, e o corpo encontrado no dia seguinte, em um terreno baldio na Cidade Universitária, com marcas de tortura.

Além da missa, o assassinato será lembrado em uma vigília, na Igreja das Fronteiras, bairro da Boa Vista. A vígilia em “memória do martírio de Padre Henrique” começará às 18h. No encontro, pastorais, grupos e movimentos religiosos e sociais lembrarão a trajetória e a importância do padre para a história recente da Igreja Católica local, especialmente em relação ao regime militar (1964-1985). A vigília terá ainda a apresentação da peça teatral O profeta, bispo do povo.

O lugar da vigília foi o lugar escolhido por dom Helder para morar no fim dos anos 1960. Ele não apenas escolheu padre Henrique para cuidar dos assuntos da juventude na Arquidiocese de Olinda e Recife, como também foi o bispo que ordenou padre Henrique. A cerimônia ocorreu em dezembro de 1965, quando o Henrique tinha 25 anos. Tanto um quanto outro eram críticos, às claras, das prisões políticas e das torturas praticadas por agentes ligados à ditadura militar.

A programação pelos 50 anos da morte de padre Henrique começou na última sexta-feira, com a mesa redonda Missão, martírio e verdade, na Universidade Católica de Pernambuco. (Jailson da Paz)