CURITIBA » Atrasado, Dirceu se entrega na PF

Publicação: 18/05/2019 03:00

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite desta sexta-feira, por volta das 21h30, para cumprir pena de 8 anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava-Jato. Na tarde de quinta-feira, o juiz federal Luiz Antonio Bonat mandou prender o ex-ministro e estipulou que ele se entregasse até as 16h.

No entanto, ele não cumpriu o prazo. Dirceu optou por ir de carro de Brasília, onde mora, até Curitiba. São cerca de 1.400 quilômetros de estrada. Ele teria saído na madrugada de sexta-feira da capital federal. Em mensagem à militância petista gravada quinta-feira à noite e compartilhada em grupos petistas do WhatsApp, o Dirceu diz que “o vulcão já entrou em erupção”.

A mensagem foi interpretada como uma referência às manifestações em defesa da educação e contra o governo Jair Bolsonaro que levaram centenas de milhares der pessoas às ruas na quarta-feira.

Preso há mais de um ano na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula lamentou a ordem de prisão do ex-ministro, mas brincou com o fato de o correligionário ser levado para o mesmo prédio. “O presidente Lula lamentou a prisão do José Dirceu, mas fez uma brincadeira, coisa de amigo, dizendo que se Dirceu quiser tem um cantinho para ele”, disse o ex-deputado Wadih Damous (PT-RJ), que integra a defesa. (Da redação com Agência Estado)