Ciro Gomes vai participar de dois debates no Recife Pedetista discutirá o cenário político do país, sobretudo o governo Bolsonaro e a reforma da Previdência

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/05/2019 03:00

O ex-candidato à Presidência da República pelo PDT na campanha de 2018, Ciro Gomes, retorna nesta segunda-feira ao Recife para participar de um debate sobre a reforma da Previdência e fazer uma análise dos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro. Vale salientar que o pedetista, mesmo após o acirramento da eleição presidencial, não tem poupado palavras e críticas ao presidente que, na avaliação dele, “tem limitações intelectuais”. “Para gente entender Bolsonaro, a gente tem que entender a psicologia de um homem quase doente”, afirmou Ciro em recente entrevista ao canal Youtube Mynews.

A roda de diálogo, com a presença de Ciro Gomes, será realizada no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O início está previsto para as 15h30. O evento é uma iniciativa da Fundação Leonel Brizola em parceria com o Instituto Politeia da Unicap. A conversa será mediada pelo deputado federal Túlio Gadelha (PDT) e pelo cientista político Thales Castro. Também participarão do evento o advogado e vice-presidente da Fundação Leonel Brizola/PE, Pedro Josephi, a ex-nadadora Joana Maranhão, a presidenta da Juventude Socialista do PDT/Caruaru, entre outros convidados. O deputado federal Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, o deputado estadual José Queiroz, não aparecem na lista de presença do evento. No partido, os dois divergem do grupo liderado por Túlio Gadelha, mais ligado à executiva nacional.

Na última terça-feira, Gadelha informou que mais de dois mil pessoas já estavam inscritos para assistir ao debate. “A expectativa é de que esse número seja ainda maior”, previu o pedetista. Já o vice-presidente da Fundação Leonel Brizola/PE, Pedro Josephi, avaliou que as expectativas para evento são as melhores. “Esperamos construir uma consciência crítica e cidadã que coloque o Brasil novamente nos rumos do crescimento, do desenvolvimento e da justiça social”, destacou.

Segurança
À noite, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ciro Gomes participa do primeiro congresso promovido pelo Movimento de Policiais Antifascismo, a partir das 19h. O pedetista irá compor a mesa que tratará do tema: Desafio Político para a construção de uma política de segurança pública democrática para o Brasil. Os deputados federais Marcelo Freixo (PSol/RJ) e Maria do Rosário (PT/RS) também serão palestrantes sobre o assunto. Além deles, Áureo Cisneiros (presidente do Sinpol-PE e da Feipol-NE) e Orlando Zaccone (delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro). Segundo os organizadores, o objetivo do congresso é promover diálogo com a sociedade e o poder político para definir uma pauta mínima propositiva para a formulação de um modelo democrático de segurança pública para o Brasil.