Na expectativa da estreia no Nordeste Apesar dos sinais de que Bolsonaro fará sua primeira agenda presidencial na região, sexta-feira, em Pernambuco, últimos episódios deixaram em suspense

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2019 03:00

Está prevista para a próxima sexta-feira a primeira visita do presidente, Jair Bolsonaro (PSL), a Pernambuco. A vinda dele ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que apenas acenou para a provável data da chegada de Bolsonaro ao estado, para uma reunião com os governadores do Nordeste na sede da Sudene, em Boa Viagem. Inicialmente, circularam informações sobre uma agenda mais robusta para o presidente, incluindo visitas às obras da Adutora do Agreste, Transnordestina, Ramal do Agreste e uma provável ida dele a Petrolina, terra natal do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado.

Mas a possibilidade de Bolsonaro andar mais pelos estados, cinco meses depois de assumir o cargo, provavelmente não deverá acontecer. Na realidade, a viagem dele para Pernambuco, o que contemplaria também o Nordeste, região onde perdeu a eleição em todos os estados, ainda é uma incógnita. Na avaliação de políticos ouvidos pelo Diario de Pernambuco, o atual cenário político do país deve complicar as aparições públicas de Bolsonaro.

Um dos principais termômetros dos problemas de Bolsonaro, na opinião deles, foram as manifestações ocorridas na última quarta-feira, em mais 250 cidades brasileiras, contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais. “Acho que eles devem reavaliar não apenas as agendas do presidente, mas as ações de governo. Além disso, Bolsonaro já fez cinco viagens internacionais e foi a poucos estados em seu próprio país. Sou um grande crítico dele não ter vindo ainda ao Nordeste”, observou o deputado federal João Campos (PSB).

“Não estou apostando as minhas fichas que essa visita se confirme. A crise está muito aguçada. Se ele vier, a reação vai ser mais negativa do que positiva. Até porque o presidente não tem nada para dizer. Não tem propostas nem para o estado nem para o Nordeste”, reagiu o senador Humberto Costa (PT). Questionado sobre a escolha de Pernambuco, entre os estados nordestinos, o petista resumiu. “Acho que foi mais pela perseverança de Fernando Bezerra. Ele deve ter insistido muito”.

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) criticou a postura do presidente de não cumprir uma agenda interna de viagens. “Ele não anda nem pelo Nordeste nem pelo Sudeste. Não está andando pelo país. Quem tem mandato tem que saber dividir entre o gabinete e a rua. Não pode governar pelas redes sociais. Tem que governar olhando no olho”, definiu a democrata. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) destacou, por sua vez, que a expectativa é que o presidente traga notícias de ações objetivas para a região. “Os governadores já apresentaram várias demandas e, até agora, nada aconteceu”, observou socialista.

Na última quinta-feira, o deputado federal Silvio Costa (PRB) afirmou que a viagem ainda não havia sido confirmada para ele. “Mas espero que o presidente possa visitar o Nordeste e trazer propostas concretas”, ponderou. Para a deputada federal Marília Arraes (PT), a visita ainda é uma “grande incógnita”. “Não sei o que ele vem fazer”. Ela disse, inclusive, acreditar na possibilidade de protestos. “Principalmente depois da decisão de se cortar recursos para educação. É um presidente que não tem sido bem recebido em lugar nenhum. O governo está bastante perdido tanto por conta da base quanto pelas próprias trapalhadas que tem feito”, concluiu a petista.