DIARIO POLÍTICO » Pelos mandatos

Marisa Gibson

Publicação: 26/06/2019 03:00

Nessa fase de definições sobre o texto da reforma da Previdência, ficam mais evidentes os interesses eleitorais que contaminam o debate sobre o assunto. As expectativas tomam conta de estados poderosos como São Paulo, de onde o governador João Doria (PSDB), possível candidato a presidente da República em 2022, comanda um movimento a favor de “uma reforma robusta” incluindo estados e municípios, enquanto o Nordeste, uma região  politicamente mais fraca, forma um sólido bloco de resistência. Hoje, o Fórum de Governadores do Nordeste se reúne mais uma vez, em Brasília, e a questão central é a  inclusão dos estados e municípios, que todos querem mas que se negam a se perfilar ao lado da Previdência de Bolsonaro. No que se refere a Pernambuco, o PSB de Paulo Câmara não perde de vista o açodamento do governador de São Paulo, mas o interesse dos socialistas pernambucanos é mais imediato: diz respeito às eleições municipais de 2020, quando o partido quer manter sua hegemonia no estado e, para isso, precisa de um mínimo de coerência no seu discurso político-eleitoral.  A sucessão na Prefeitura do Recife - o mandato que todos os partidos almejam - é o ponto nevrálgico que divide a bancada federal pernambucana  no apoio ou não à reforma da Previdência. Os adversários do PSB no estado não querem entregar o prato feito a Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio, sem que haja um engajamento do governador a favor da “reforma robusta” defendida por João Doria.
 
Guerra de nervos  
Ontem, enquanto os debates na Comissão Especial ainda nem davam sinais de esgotamento, corriam rumores de que  o PSB iria liberar a bancada. E tinha um fundo de verdade: “No plenário podemos ter alguns posicionamentos a favor, mas na Comissão Especial não haverá discordância. Os três representantes do partido são contra o relatório”, comentou um socialista em reserva.
 
Por enquanto
Líder do partido na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar afirma que não há nenhuma previsão de liberação da bancada: “A decisão que continua em vigor é a que fechou questão contra a proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Esse entendimento incluiu também uma reavaliação da questão pelo Diretório Nacional do Partido, antes da matéria chegar ao Plenário.”
 
Pressão
Quando o texto da reforma da Previdência chegar ao Plenário da Câmara, a oposição poderá apresentar nove destaques. O deputado Danilo Cabral (PSB) afirma que defenderá a manutenção da aposentadoria especial para os professores como um deles.
 
Debate
Na sexta-feira, o grupo Rede Gestão, Conselheiro Estratégico Pernambuco Desafiado e o Centro de Liderança Pública (CLP) de São Paulo realizam evento, no Recife, para debater a reforma da Previdência. Participam  do encontro Bruno Bianco, procurador federal e secretário adjunto da Secretaria de Previdência e Trabalho, e o economista Paulo Tafner.
 
Menos um   
Com diversos pré-candidatos à Prefeitura do Recife, as forças de oposição devem computar uma baixa: verdade ou não, a denúncia de agressão feita pela sua ex- mulher vai pesar contra o projeto do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) de concorrer a prefeito da capital pernambucana.
 
O inverno
A Comissão Interpartidária de Defesa Civil da Câmara, presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), se reúne  sexta-feira com representantes da Emlurb,  CTTU e da Secretaria de Defesa Civil do Recife, para discutir alternativas para as áreas de risco no período de chuvas.
 
Mutirão
Por proposição do deputado Cleiton Collins (PP) acontece, hoje, o 16º Mutirão pela Vida, marcando o Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, comemorado no dia 26 de junho.  Durante o  evento, no pátio do Museu Joaquim Nabuco, antiga sede da Assembleia Legislativa, haverá palestras, exames, acolhimento  e grupos de apoio voltados aos dependentes químicos.