JOÃO CAMPOS » TCE comunica vacância a governador

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/06/2019 03:00

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Loreto, entregou ontem ao governador Paulo Câmara (PSB) um ofício comunicando a vaga do cargo de conselheiro do órgão que era ocupada pelo advogado João Henrique Carneiro Campos, que faleceu no último sábado. João Campos foi nomeado para o TCE em março de 2011 por indicação do ex-governador Eduardo Campos. A prerrogativa de escolher o novo conselheiro, portanto, segundo Marcos Loreto, continua sendo do Poder Executivo.

Ainda de acordo com o presidente do TCE, não existe um prazo determinado para que o governador faça a indicação. “Quando ele fizer a escolha, o nome segue para ser aprovado pela Assembleia Legislativa. O futuro conselheiro também será sabatinado pelos deputados na Comissão de Constituição e Justiça”, destacou. Loreto explicou que o comunicado ao governador de vacância de cargo de conselheiro é uma formalidade seguida pelo TCE. O último conselheiro que assumiu a função foi Ranilson Ramos, em 2013, também indicado por Eduardo Campos.

João Carneiro Campos, que completaria 50 anos no último domingo, morreu vítima de um ataque cardíaco em Gravatá, onde passava o feriado do São João. Ontem, na sala onde funciona o gabinete dele, no sétimo andar do edifício Dom Helder, clima foi tristeza entre os servidores. A auditora de contas públicas Maria Paula Antão de Vasconcelos, assessora técnica do gabinete, falou em nome da equipe. “O conselheiro era uma pessoa acolhedora, bem-humorada. No trabalho, não criava entraves, não era impositor nas situações de divergências. Nós nos sentimos duplamente penalizados em razão da perda do amigo e do companheiro de trabalho”, destacou em matéria divulgada no site da instituição.

A missa de sétimo dia, segundo nota do TCE, será celebrada na sexta-feira, 28, às 19h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima (antigo colégio Nóbrega), na Boa Vista.