FÓRUM DE DEMOCRACIA » Masterclass com acadêmico alemão

Publicação: 24/08/2019 03:00

Chegou ao fim, nesta sexta-feira, o Fórum de Democracia Europa-Brasil, realizado na Escola Judicial de Pernambuco. O evento faz parte de uma série de eventos organizados pela Embaixada da Alemanha em Brasília e no Recife contou com o apoio do Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste.

O professor de teoria política contemporânea da Universidade de Bonn, Christoph Horn, realizou nesta sexta-feira uma masterclass, durante a qual teve a oportunidade de conhecer doutorandos em direito constitucional das instituições participantes do evento. O objetivo foi aprofundar os temas do primeiro dia encontro, quando o acadêmico proferiu a palestra Crise da democracia em tempos de populismo.

Na ocasião, Horn falou sobre a forma como atuam os líderes populistas e citou exemplos de típicos representantes do movimento. Explicou, ainda, que estes são governantes que se utilizam da manipulação de reivindicações que dizem representar a vontade do povo, embora não a favoreça, na verdade. Exemplificando, citou o líder da maior potência mundial, Donald Trump, afirmando que o presidente dos EUA aproveitou-se de uma sensação de insatisfação daqueles que perderam status social, economicamente, com a globalização.