GOVERNADORES » Nordestinos consolidam iniciativas

Publicação: 22/08/2019 03:00

Os governadores do Nordeste, reunidos ontem em Teresina, iniciaram a etapa de trabalho para consolidar as atividades do Consórcio Nordeste. Entre as principais ações de integração dos estados está o acordo de cooperação técnica para compras coletivas na área da saúde. “Estamos dando andamento às iniciativas do consórcio. Hoje (ontem), assinamos o acordo na área de saúde que vai reduzir custos e com isso poderemos investir mais no setor”, ressaltou a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), que representou o governador Paulo Câmara (PSB) na reunião.

Para acelerar o processo de compras públicas coletivas, os gestores decidiram criar um grupo de trabalho para fazer os ajustes necessários para aquisição de equipamentos e insumos. De acordo com Luciana, também ficou acertado uma reunião preparatória, na próxima semana, para organizar a agenda da missão que irá a Europa no mês de novembro. O objetivo dos gestores é buscar investidores e agências de cooperação que tenham interesse em conhecer projetos para uma maior integração entre os estados.

Na Carta de Teresina, divulgada no final da reunião, os governadores revelaram preocupação com anúncio feito ontem pelo governo federal de privatizar nove estatais. “Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para soberania nacional e um possível retrocesso à integração nacional”, afirmam no texto. Hoje, Luciana Santos continuará em Teresina para participar do Fórum Infraestrutura Regional/Edição Nordeste, promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). No evento, os governadores irão apresentar diretrizes e programas estaduais para desenvolvimento econômica e de infraestrutura. (Rosália Rangel)