DIARIO POLíTICO » PSL e bolsonarismo

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/08/2019 03:00

O PSL protagoniza uma situação muito peculiar em Pernambuco. Embora presidido pelo deputado federal pernambucano, Luciano Bivar – fundador da legenda que elegeu o presidente Bolsonaro – quem mais reflete o bolsonarismo, no estado, é Fernando Bezerra Coelho, do MDB,  que é líder do Governo no Senado. Em Pernambuco, a agenda do governo federal é, praticamente conduzida pelo senador, que  já trouxe ao estado - mais precisamente a Petrolina - muitos ministros de Bolsonaro. Agora, neste sábado, Bivar comanda, no Recife, uma filiação em massa com o objetivo de triplicar  o número de vereadores em Pernambuco nas eleições do próximo ano. O ato será no antigo comitê de Bolsonaro, no Pina, o que acentua a pretensão eleitoral do partido. Vale lembrar que, logo após a eleição de Bolsonaro, se começou a especular no Recife sobre quem seria o candidato a prefeito pelo PSL, cujo número 17 tinha sido suficiente para eleger, no país, mais de 50 deputados federais. Apostava-se, na ocasião, que só um candidato com os votos de Bolsonaro  seria capaz de destronar o PSB  da Prefeitura do Recife. Até hoje, no entanto, Bivar não entrou nesse terreno. E o suspense permanece: apesar do desgaste do governo, sobretudo no Nordeste, provocado pelo próprio presidente - um exímio criador de polêmicas absurdas – o bolsonarismo ainda mantem sua força eleitoral alicerçada paradoxalmente nas declarações de Bolsonaro. Bem,  prazo para filiações para quem vai concorrer às eleições municipais é abril do próximo ano. Vamos ver o que acontece até lá.

Advertência ...
Ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, advertiu, nesta sexta-feira, que se o governo Bolsonaro apresentar uma proposta de reforma tributária que abarque os estados vai enfrentar uma disputa no Congresso entre o Planalto e os 27 estados, numa queda de braço sobre quem terá mais influência.

...e conselho
“É melhor que o governo se concentre numa reforma que trate apenas dos tributos federais”, ponderou Meirelles. As declarações do secretário foram feitas a 11 jornalistas que foram convidados para uma conversa no Palácio dos Bandeirantes, entre os quais Kauê Diniz, editor de Política e Economia do Diario, que participou, em São Paulo ,de evento promovido pelo c6 bank.

“On” ativado
Um dia após o encontro das oposições em Brasília, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) se reuniu com o deputado federal Sílvio Costa Filho (PRB), nesta sexta-feira, no Recife. “Obras para o Agreste” foi a pauta oficial, porém, como 2020 teve o “modo on” ativado, conversas sobre eleições municipais tornaram-se onipresentes.

Visibilidade
Possível candidato a prefeito do Recife, Sílvio Costa Filho, em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, ganhou visibilidade nacional ao ocupar a vice-presidência da Comissão Especial sobre a admissibilidade da reforma da Previdência, além de comandar uma Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo.

Bem posto
Eriberto Medeiros (PP), que provocou certa apreensão com sua eleição para a presidente da Assembleia, conseguiu, em pouco tempo, construir um ambiente favorável na Casa. O depoimento é de um antigo adversário.

R$ 20 milhões
Por sugestão do vereador Ivan Moraes (PSol), vice-presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, o colegiado vai convidar representantes dos planos Recife 500 anos, Centro Cidadão e do Parque Capibaribe, para avaliação possíveis modificações no projeto enviado pela Prefeitura. Juntos, os planos custaram cerca de R$ 20 milhões, seis vezes mais o valor do processo que deu origem ao projeto do Plano Diretor.

Homenagem
Para marcar o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário de Direitos dos Animais, Robson Melo, o prefeito Geraldo Julio (PSB) descerrou, nesta sexta-feira, placa que nomeia o Hospital Veterinário do Recife com o nome do ex-secretário, falecido em março.