Sem enxergar adversários para a disputa nas urnas Segundo Anderson Ferreira, os "maiores adversários são os problemas de Jaboatão e estou resolvendo"

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/08/2019 03:00

Em Jaboatão dos Guararapes, a eleição municipal de 2020  parece não assustar o prefeito Anderson Ferreira (PL), quando o assunto trata de seus prováveis adversários. O gestor, que comanda o município pela primeira vez, afirma que o trabalho que vem realizando lhe dá condições de não temer os candidatos que possam surgir dos partidos da oposição. “Meus maiores adversários são os problemas de Jaboatão e esses estou resolvendo um a um”, garante o prefeito. “Jaboatão não é lugar para forasteiros e sim para quem tem compromisso com a gestão e com os moradores. Por isso, não terei dificuldade de disputar a eleição com ninguém”, complementa.

Para argumentar a confiança que tem no seu projeto de reeleição, o prefeito fez um retrospecto da campanha estadual de 2018, quando conseguiu eleger, contando com votos do eleitorado do município, o pai, Manoel Ferreira, deputado estadual, e o irmão, André Ferreira, deputado federal, ambos do PSC. “Nunca um prefeito conseguiu eleger dois parentes. Isso é fruto do êxito da minha gestão. Mostra que estou no caminho certo e que os adversários estão enfraquecidos”, avaliou.

Questionado sobre os nomes especulados para enfrentá-lo na campanha de 2020, entre eles a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), a mais votada no estado em 2018 na Alepe, Anderson disse não temer campeões de voto. “Cleiton Collins já foi o mais votado no estado duas vezes (2010/2014) e em Jaboatão (na eleição municipal de 2016) terminou em quarto lugar”.

Um dos prováveis adversários do prefeito, o deputado Joel da Harpa (PP) destaca que, “depois da máquina da prefeitura”, as lideranças políticas com mais expressão no município estão no seu partido. Além dele, estão no radar do PP como possíveis candidatos o ex-vereador Manoel Pereira, o Neco, que disputou a eleição para prefeito em 2016 pelo PDT e perdeu, no segundo turno, para Anderson, e o deputado Cleiton Collins. “Existe um entendimento no partido que devemos ter candidato e tenho colocado o meu nome à disposição porque a gente percebe que existe uma rejeição à gestão do prefeito”, disse Joel.

Ele, inclusive, já tem em mente ideias para colocar em prática, caso seja eleito prefeito. “Pretendo criar a Polícia Municipal. Acredito que será a primeira no país. O meu objetivo é trabalhar em parceria com a Polícia Militar”, ressaltou, acrescentando que, antes de criar a nova corporação, o seu propósito na prefeitura será armar os guardas municipais.

Neco, por sua vez, disse que também colocou o nome à disposição do partido. Ele quer combater uma gestão que, segundo ele, não cumpriu 10% do que foi prometido. Quando provocado a falar sobre as declarações de Anderson, de que não teme os adversários justamente por estar fazendo uma gestão exitosa, Neco resumiu. “Ele vai ver isso nas urnas”. O ex-vereador afirmou, ainda, que está andando pelo município para agradecer a votação que recebeu em 2016.

A reportagem procurou falar com deputada Gleide Ângelo, mas ela tem evitado falar sobre o assunto, segundo sua assessoria. Já Cleiton Collins não atendeu as ligações.

Para confrontar as palavras dos adversários, o prefeito trabalha com os números alcançados até agora pela atual gestão. Segundo a prefeitura, Jaboatão dos Guararapes foi o único município do país a receber, este ano, o prêmio excelência em gestão pública concedido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e que o Portal da Transparência foi reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como o melhor da Região Metropolitana.