DIARIO POLíTICO » Um novo round

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/08/2019 03:00

Começa um novo round na discussão do marco regulatório do saneamento, com  a instalação ontem da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, que vai analisar o projeto de lei apresentado pelo governo. Por indicação dos republicanos, o deputado federal Silvio Costa Filho será titular do colegiado, aumentando assim a sua visibilidade política, o que é importante para o seu projeto de disputar a Prefeitura do Recife no próximo ano. No seu  entender, a comissão vai apresentar uma agenda para ampliar os investimentos no saneamento do país: “Com isso, vamos melhorar a saúde pública do Brasil”, afirma. Bem, essa é uma questão que divide a bancada federal pernambucana talvez com a mesma impetuosidade que aconteceu com a reforma da Previdência. O governo Paulo Câmara, representado pelos deputados socialistas,  se posicionou contrário às Medidas Provisórias enviadas inicialmente ao Congresso pelo governo. E, através de  uma articulação de Roberto Tavares, ex-presidente da Compesa e ex-presidentes Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, e do deputado Fernando Monteiro (PP), as duas MPs caducaram, obrigando o governo a apresentar um novo projeto de lei. Os defensores da proposta governamental, apontam que o estado de Pernambuco tem uma das maiores PPPs para saneamento do Grande Recife, com elevados investimentos, cerca de R$ 6 bilhões, mas com poucos resultados.

 

Mais arestas
Como se fosse pouco a oposição dos nove governadores do Nordeste - todos aliados do ex-presidente Lula -, o presidente Bolsonaro abriu uma nova frente de aresta, desta vez com os governadores dos sete estados da região Norte - Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre - ao acusar alguns deles de conivência com incêndios criminosos na Amazônia. Sem nominar ninguém, Bolsonaro deixou todos sob suspeita.

Culpa de quem?
 João da Costa (PT) está culpando Bolsonaro até pelo fechamento da empresa TendTudo em Pernambuco. Ao comentar o assunto, o vereador questionou a eficácia de medidas econômicas adotadas pelo governo federal,  sobretudo a reforma da Previdência - aprovada na Câmara dos Deputados - e a MP da Liberdade Econômica, em tramitação no Congresso.

Clima de campanha
Na passagem de Paulo Câmara (PSB) por Petrolina com o seminário Todos Por Pernambuco, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fez um discurso longo demais, Odacy Amorim (PT), presidente do IPA, foi representado pela mulher, a deputada estadual Dulcicleide Amorim (PT), que discursou pelo marido, e o ex-prefeito Julio Lóssio (PSD) espalhou outdoors pela cidade em que os eleitores agradeciam por suas duas gestões.

Na balança 
Tudo isso para pesar na balança do Palácio no apoio para a sucessão em Petrolina, no próximo ano, contra a eventual reeleição do prefeito Miguel Coelho. Possíveis candidatos da base governista, Lucas Ramos, Odacy Amorim e Julio Lossio lutam para assegurar o lugar no segundo turno. Miguel, filho do senador Fernando Bezerra Coelho, tem uma gestão bem avaliada, e na abertura do seminário fez um discurso diplomático.

Quem dança  
A eleição municipal ainda está muito longe, mas entre os governistas já se sabe qual o candidato da base que não vai chegar lá na disputa de Petrolina.

Emendas participativas
O  deputado federal João Campos (PSB) vai abrir espaço para que os pernambucanos participem das escolhas de “parte significativa” das emendas parlamentares do seu mandato.

Democracia e populismo  
O Fórum de Democracia Europa-Brasil, organizado pela Embaixada da Alemanha, que acontece no Recife, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste e a Escola de Magistratura de Pernambuco, tem a participação do professor da Universidade de Bonn, Christoph Horn, que falará sobre a crise da democracia em tempos de populismo. Participam também do evento, hoje e amanhã, professores da UFPE e da Unicap.