Paulo Câmara representará o Nordeste em Nova York Governador participa da Semana do Clima e de encontro com aliança de 24 estados norte-americanos

Publicação: 23/09/2019 03:00

A convite do The Climate Group - organização internacional sem fins lucrativos que trabalha com líderes empresariais e governamentais para lidar com as mudanças climáticas -, o governador Paulo Câmara participará da 11ª Semana do Clima, que acontece de hoje a quarta-feira em Nova York, nos Estados Unidos. A Semana terá mais de 150 eventos de compartilhamento de soluções e colaboração intersetorial na área climática, ocorrendo paralelamente à Assembleia Geral da ONU e à Cúpula do Clima.

O governador cumprirá agendas com líderes globais de empresas e de governos sobre o combate às alterações do aquecimento global. Representando os nove estados do Nordeste e o Espírito Santo, Câmara ainda terá encontro com a US Climate Alliance, grupo formado por 24 estados norte-americanos após a decisão de Donald Trump sair do Acordo de Paris.

A agenda com a Climate Alliance acontecerá em seguida à abertura da Semana do Clima, no The Times Center. Na ocasião, o governador apresentará uma visão das circunstâncias nacionais e estaduais, além de reforçar a opção do Consórcio Nordeste em investir em iniciativas de desenvolvimento sustentável e energias renováveis. O objetivo é conquistar o apoio do grupo norte-americano na formação de uma colização semelhante no Brasil. Os governos ligados ao grupo americano reduziram emissões em 14% em comparação com a média nacional de 11%, entre 2005 a 2016.

“Para demonstrar o compromisso ambiental, o governador fará uma exposição sobre os avanços nas políticas de enfretamento às mudanças climáticas”, disse o governo, em comunicado. “Pernambuco, que por sua localização é uma das regiões hot spot (alvos centrais de aquecimento), tem hoje uma das legislações mais modernas do Brasil. As leis norteiam uma série de ações em andamento nas áreas de gerenciamento costeiro, combate à desertificação, redução de CO2, educação ambiental e mais. Nos últimos cinco anos, o estado ampliou as áreas de preservação em 217 mil hectares”, diz a nota.

Saiba mais

A agenda do governador em Nova York

Hoje

  • 8h - Abertura oficial da Climate Week NYC
  • 14h - Encontro com US Alliance Climate para tratar do Acordo de Cooperação dos Estados pelo Clima
Amanhã
  • 8h - Encontro com líderes do Under 2 Coalition
  • 14h30 - HUB Ação e recompensa: As reduções de emissões necessárias na próxima década para combater mudanças climáticas dependerão de como estados, regiões, cidades e empresas que demonstram alta responsabilidade por suas ações climáticas podem atrair inovação e investimentos.
Quarta-feira
  • 8h30 - Café da manhã, oferecido pela Engie Impacto, com representantes de alto nível de governos e empresas.
  • 9h - Bilateral Meeting - Encontro do governador Paulo Câmara com Governadores dos EUA (Under 2 Coalition/The Climate Group)
  • 14h - NDCs - O caso de negócios: como as empresas estão transformando dos compromissos com a energia (Under 2 Coalition/The Climate Group)