DIARIO POLíTICO » PSB, vai faltar espaço

por Marisa Gibson

Publicação: 14/09/2019 03:00

Todos os integrantes dos governos Paulo Câmara (PSB) e Geraldo Julio (PSB) consideram cedo falar em 2022. Mas como a disputa municipal de 2020 será uma prévia para as eleições estaduais já se coloca uma interrogação: “Em 2022, Geraldo e  Paulo vão compor a mesma chapa majoritária, um para governador e outro para senador?” Em tese, isso seria asfixiar a Frente Popular sobretudo se o deputado federal João Campos (PSB) for eleito prefeito do Recife. Em 2018, por exemplo, houve uma pressão do PSB para que a chapa majoritária para a reeleição de Paulo contemplasse quatro partidos, o que resultou na exclusão de Raul Henry (MDB) da vice, para dar uma das vagas do Senado a Jarbas Vasconcelos (MDB). Em 2014  - havia dois socialistas na chapa majoritária, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho para o Senado, o que incomodou muita gente. Agora, enquanto se vislumbra no PSB  a candidatura de Geraldo para governador em 2022, há uma espécie de apagão quando se fala no futuro de Paulo.“O governador é muito reservado”, assinalam. Porém, se tudo acontecer como espera o PSB, a chapa ficará pequena para os socialistas e alguém terá de ser sacrificado. É certo que Paulo pode ser candidato a deputado federal ou optar por concluir o mandato. Assim fez Joaquim Francisco que, após deixar o Palácio das Princesas, foi participar de um curso no Banco Mundial o que, politicamente, não foi uma decisão acertada.

Vivendo e aprendendo
A possibilidade de a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, dizer alguma bobagem, tipo “menino veste azul e menina veste rosa”, parece ter chegado ao fim. Nesta sexta-feira, durante solenidade em Jaboatão, onde lançou os pilotos dos programas Qualifica e Salve uma Mulher, Damares, em nenhuma hora hora, não ultrapassou o limite do bom senso.

Jaboatão sim, Recife não
Damares afirmou que escolheu Jaboatão para anunciar os programas dirigidos a mulheres pelo fato de o prefeito Anderson Ferreira (PL) ter sido “ousado ao apresentar projetos que já desenvolve no município”. Questionada se a Prefeitura do Recife havia procurado o ministério, ela foi categórica: “Não”.

Mesmo rito
Evangélica, Damares esteve muito à vontade em Jaboatão. Além do prefeito Anderson Ferreira, participaram do evento os deputados federal André Ferreira (PSC) e estadual Manoel Ferreira(PSC). Todos professam a mesma fé.

Há 25 anos   
Aprovar o texto final da Nova Lei de Licitações tem sido um exercício de articulação política para o deputado Augusto Coutinho (SD), relator da matéria . O projeto de lei tramita há 25 anos e Coutinho conseguiu levar para plenário no primeiro semestre deste ano, quando a Casa votou o texto-base, deixando pendente os destaques.

Esperar pra ver
Após longa conversa com o  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), a Lei de Licitações voltou para votação,terça e quarta-feira passadas. Mas para manter a essência do texto foi preciso muita conversa de pé de ouvido de Coutinho com os colegas. Dos 23 destaques, 18 foram apreciados, três conseguiram maioria e ainda faltam quatro. A promessa é de que o texto volte semana que vem e seja concluído.

Só falta o “assim”
O secretário da Fazenda, Décio Padilha, adianta  que  José Neto, à frente da secretaria da Casa Civil, reuniu-se recentemente com deputados para criarem, juntos, um calendário. “Assim que o material chegar à Fazenda, serão iniciados os pagamentos.”

Mais rigor
O Novo lança edital para seleção de candidatos a vereador em 17 municípios do país. Destacando que “o Brasil precisa de líderes para renovar a política com novas práticas, ideias e valores”, o partido exige dos interessados currículo, vídeo de apresentação e prova de avaliação.

Jejum e silêncio
Bolsonaro vai ficar mais tempo no hospital e alimentando-se de forma endovenosa. O melhor tratamento para o presidente é o jejum, até que o intestino se restabeleça. O silêncio presidencial também seria um bom presente para o país.