Queda de braço com mais um nordestino Bolsonaro chama Paulo Câmara de "espertalhão". Governador do estado fala em "acusações falsas"

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/10/2019 03:00

O presidente Jair Bolsonaro voltou a protagonizar mais uma polêmica com governadores do Nordeste. Desta vez, o alvo foi o governador Paulo Câmara (PSB). Em sua página no Facebook, o presidente chama o gestor de “espertalhão”, referindo-se ao pagamento do 13º salário do Bolsa Família pelo governo do estado. “A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o governador de Pernambuco, do PSB. Mas o povo de bem reage às mentiras”, diz, exibindo um vídeo com um simpatizante na frente de um outdoor, em Toritama, no Agreste, com a propaganda do 13º salário do Bolsa Família, chamando Paulo Câmara de “oportunista” e de “espalhar fake news”.

Paulo Câmara reagiu à critica também pelas redes sociais. Ele publicou um texto no seu perfil no Instagram, afirmando ter sido surpreendido “com um ataque direto do Presidente da República, que, de maneira desinformada, falta com o respeito ao governador e ao estado de Pernambuco”. O socialista diz, ainda, que, “infelizmente, utilizarei este espaço com um debate que me parecia desnecessário, mas um posicionamento público se tornou inevitável. O tema é a paternidade do programa 13º do Bolsa Família, cuja inciativa estadual o presidente tenta, lamentavelmente, descredenciar, valendo-se de acusações falsas”, rebateu o governador.

Paulo destaca que acha válido que Bolsonaro, que sempre foi um “crítico ferrenho” do Bolsa Família, tenha resolvido, depois do governo estadual, também pagar mais uma parcela aos beneficiários do programa. Ele lembrou que, em 26 de agosto de 2018, na campanha para reeleição, anunciou que todos os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco receberiam uma 13ª parcela, paga com recursos do tesouro estadual. “Semelhante proposta foi apresentada pelo candidato Bolsonaro mais de 40 dias depois”, ressaltou Paulo. Em Pernambuco, 1.278 mil pessoas recebem o benefício.

O governador aproveitou o clima de acirramento para colocar no debate o aparecimento de manchas de petróleo nas praias do Nordeste. “No momento, o Nordeste enfrenta uma grave crise ambiental, seria muito mais útil ao país um posicionamento do presidente sobre este tema. Com a identificação de verdadeiros criminosos, não a tentativa de criar inimigos”.

Nesta sexta-feira, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, endureceu o discurso contra o Palácio do Planalto. Segundo ele, um pedido para compra de equipamentos (para conter o avanço do óleo) foi feito, mas até agora não houve retorno de Brasília. Em entrevista à imprensa local, o secretário disse que o material está sendo adquirido pelo estado, mas a compra será contabilizada e depois a fatura cobrada ao governo federal.