Nordeste nos próximos passos do ex-presidente Partido pretende trazer Lula à região na qual tem maior popularidade, ao contrário de Jair Bolsonaro

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/11/2019 03:00

Com a saída do ex-presidente Lula da prisão, os dirigentes do PT já começam as articulações para o petista circular pelo país. A ideia inicial é de não impor uma maratona pesada de viagens. Mas, ainda neste ano, Lula deverá fazer visitas pontuais a uma ou duas capitais do Nordeste, região que, no segundo turno das eleições de 2018, o presidente Jair Bolsonaro foi derrotado pelo então candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. É também onde Bolsonaro tem hoje a sua maior rejeição.

Logo após a soltura de Lula, aliados usaram as redes sociais para postar mensagens em defesa do ex-presidente. O governador Paulo Câmara (PSB), por exemplo, postou um texto no seu perfil no Twitter. “Com a libertação do ex-presidente Lula, um símbolo da luta democrática e um exemplo de sensibilidade social, o Brasil ganha um valoroso interlocutor neste debate tão necessário. Ele tem muito a contribuir na defesa dos direitos do povo brasileiro. Que a Justiça cumpra o seu papel. Que Lula cumpra a sua missão”.

Líder do PT no Senado, Humberto Costa publicou um vídeo no Facebook. “É o início do reencontro do Brasil com a democracia. Depois de mais de um ano e meio preso, injustamente, num processo forjado sem provas, que caracterizou na verdade uma grande perseguição para impedir que Lula fosse candidato a presidente da República. Mas, agora nós vamos reescrever essa história”, frisou.

Já em entrevista, no Palácio do Campo das Princesas, onde participou nesta sexta-feira de uma reunião com Paulo Câmara sobre aparecimento de óleo nas praias do Nordeste, Humberto falou sobre a tramitação no Senado da PEC da prisão em segunda instância. Segundo ele, trata-se de uma ação dirigida para atingir Lula. “Mas isso não é uma coisa simples porque há, inclusive, controvérsias se essa mudança constitucional não representaria um desrespeito a uma possível cláusula pétrea. Não sei se há respaldo no Congresso nacional para uma decisão como essa”.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em nota, também falou sobre a libertação de Lula. “Com o julgamento sobre a proibição de prisão após a segunda instância e a consequente libertação do ex-presidente Lula, o Brasil restaura a sua institucionalidade jurídica, com o respeito ao que está previsto na nossa Constituição e repara uma injustiça cometida com o presidente que mais fez pelo povo brasileiro, tirando milhões de famílias da pobreza e reduzindo, como nunca havia ocorrido, a desigualdade no país”, destacou.