CONSCIêNCIA NEGRA » Parlamentar arranca e rasga cartaz

Publicação: 20/11/2019 03:00

Uma exposição sobre racismo no Brasil foi pivô de discussões e acusações ontem na Câmara dos Deputados, na véspera do Dia da Consciência Negra. O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou da parede, rasgou e pisou em uma imagem do cartunista Carlos Latuff, em que aparecia um policial, com uma arma fumegante na mão, e um rapaz negro estendido no chão, algemado e com a camisa do Brasil. No cartaz, lia-se a frase “o genocídio da população negra”.

“Policiais não são assassinos. Policiais são guardiões da sociedade, sinto orgulho de ter 600 mil profissionais trabalhando pela segurança de 240 milhões de brasileiros”, escreveu Coronel Tadeu no Twitter.

Houve bate-boca na saída da exposição e gritos de “racista” em direção a Tadeu e a discussão dominou os discursos do plenário. “Ele arrancou tudo, destruiu tudo e cometeu o crime de racismo e quebra de decoro”, afirmou a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ) ainda na exposição. Jandira e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) prometeram levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara. A bancada do PSol também prometeu acionar o conselho.

No plenário, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) questionou o debate sobre racismo. “Não venha atribuir à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro as mortes porque um negrozinho bandidinho tem que ser perdoado”, afirmou. “Alguns vão à mídia para falar que acham que o negro morre, porque ele é negro. Ele morre porque sustenta um fuzil”, disse. (Da Agência Estado)