SUBSTITUIçãO » Definição sobre cultura sai hoje

Publicação: 22/01/2020 03:00

Um dia depois de se reunir com a atriz Regina Duarte no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou já estar com saudades e evitou dizer para jornalistas o horário e local do próximo encontro dos dois. Convidada para assumir a Secretaria Especial da Cultura, a atriz estará hoje em Brasília para conhecer o funcionamento do órgão. Os detalhes da agenda ainda não foram divulgados.

“Eu já estou com saudade dela.... [o encontro] não sei [quando], tem que ser escondido da primeira-dama”, brincou ao entrar no Palácio da Alvorada na noite deontem. Depois de fazer a afirmação, o presidente fez um gesto imitando uma anotação em um bloco e disse: “Vai escrever lá amanhã, quer ver?”. Ao falar com apoiadores na entrada da residência oficial da Presidência, Bolsonaro comentou rapidamente sobre o convite feito a Regina Duarte para assumir a Secretaria Nacional de Cultura: “A namoradinha do Brasil. Amanhã ela vai estar aqui”.

A atriz foi convidada na última sexta-feira para o posto, após a demissão de Roberto Alvim, que publicou um vídeo nas redes sociais parafraseando Joseph Goebbels, ministro de Propaganda da Alemanha nazista.

Bolsonaro e Regina tiveram uma primeira conversa na última segunda-feira, no Rio de Janeiro, do qual ela saiu dizendo estar “noivando”. Oficialmente, a atriz não aceitou o convite para assumir a pasta, mas afirmou que virá a Brasília para fazer testes.

No Instagram, Regina Duarte se manifestou sobre o convite. “Sei (e vocês sabem também) que posso ter que afastar, reduzir as postagem ... vou ter MUITO TRABALHO pela frente. Fiquem comigo, vou precisar saber que estão comigo. Grande, grato e amoroso abraço!”, escreveu a atriz.

Colega de Regina, Maitê Proença se manifestou na postagem. “Vc é uma trabalhadora das artes desde a adolescência. Conhece todo mundo. Tem admiradores de todas as ideologias pela competência com que sempre se entregou ao ofício. Pensa diferente da maioria de nossa classe, mas isso não a torna perversa. Você não é cínica, e mto menos nazista. Dentro do cenário sinistro que tivemos até agora, vc é o melhor dos mundos!! Torço por vc à frente da Cultura de nosso país. Vai com tudo querida!”.

O governo estuda fazer nova modificação na Secretaria de Cultura e transferi-la do Ministério do Turismo para a Presidência da República. (Da Agência Estado e Folhapress)