Lula convoca executiva nacional para reunião Ex-presidente quer tomar conhecimento sobre situação eleitoral de cada cidade e de cada capital

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/01/2020 03:00

Com a presença do ex-presidente Lula,  a executiva nacional do PT se reúne na próxima terça-feira, em São Paulo, para tratar das eleições municipais de 2020. Do encontro, no entanto, não sairão decisões sobre as cidades onde o partido disputará com candidaturas próprias ou fará alianças, segundo garantiu o senador Humberto Costa (PT/PE). Isso quer dizer que a decisão sobre o lançamento ou não do nome da deputada federal Marília Arraes (PT) para concorrer à Prefeitura do Recife ainda demora uma pouco para ser tomada pela cúpula petista.

De acordo com Humberto Costa, a reunião, na verdade, é para Lula tomar conhecimento da situação eleitoral de cada cidade e de cada capital. “Lula quer construir uma posição política. Ele quer acompanhar de perto os municípios maiores e que considera como prioritários, acompanhando todo o processo. Agora, as decisões (de candidaturas) vão acontecer nos diretórios municipal e estadual e a palavra final será dada pelo diretório nacional”, explicou senador.

Questionado sobre a orientação de Lula de que o partido deveria ter candidato próprio nas capitais onde a eleição ocorre em dois turnos e têm programa gratuito de rádio e televisão, Humberto Costa lembrou que o ex-presidente já falou explicitamente que considera ter candidatura própria no Recife. “Mas, tudo isso será discutido”, reforçou. Sobre a chance de Marília Arraes ter o nome confirmado na campanha de 2020 ser maior que em 2018, quando o PT precisou fazer coligação com o PSB por conta da eleição presidencial, Humberto Costa pontuou três questões que acha importante para o processo.

“Primeiro a gente considera que a decisão seja tomada o mais rápido possível para evitar o desgaste de 2018. Segundo, qualquer que seja a decisão, vou acompanhar. Se for candidatura própria vou ajudar e trabalhar e, terceiro, se a decisão for por aliança vou trabalhar da mesma forma”, afirmou o petista, acrescentando que a decisão final deverá sair até o final de fevereiro ou início de março.

A reunião da próxima terça-feira, além de Lula, contará com a presença da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e do coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), deputado federal José Guimarães (PT/CE). “De Pernambuco participam o presidente estadual, Dorial Barros, o presidente da municipal do PT/Recife, Cirilo Mota, Marília, que é pré-candidata, e eu”, listou o senador.