DIARIO POLíTICO » Novo reinado

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

A cada ano o Galo da Madrugada se apresenta com uma nova roupagem, estimulando o recifense a renovar suas esperanças e fazer suas previsões para os próximos meses. Afinal, o ano só começa mesmo depois do carnaval. E a grande aposta é acertar quem vai reinar no desfile do Galo em 2021: João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), Daniel Coelho (Cidadania), Mendonça Filho (DEM), Patrícia Domingos (Podemos), Marco Aurélio (PRTB), André de Paula (PSD), André Ferreira (PSC), Túlio Gadelha (PDT), Paulo Rubem Santiago (PSol), Raul Henry (MDB)?

Pois é, o  recifense pode até errar no passo, mas tem que mirar certo no voto que ajudará a eleger o futuro prefeito do Recife, em outubro. O que não faltam são opções - tem candidatos para todos os gostos. Deixando os detalhes de lado, o que importa é saber que o prefeito a ser eleito tem que fazer muito mais do que colocar um galo colorido e imponente em cima da ponte. Passada a euforia carnavalesca, um simples olhar pela cidade pode mostrar quantos acertos e quantos erros nas escolhas daqueles que já passaram pela Prefeitura do Recife. A propósito, a Avenida Conde da Boa Vista, mesmo repaginada depois de anos de descaso, ainda é um bom termômetro.

Vale também conferir o que se deseja para a cidade -  ruas limpas e livres de alagamentos nos dias de chuvas, trânsito menos complicado, praças bem cuidadas, segurança,  saúde e educação para todos e constatar, sobretudo, que o IPTU que você paga é bem empregado não só nas áreas periféricas, mas também onde você mora. Enfim, poder exercitar a cidadania sem risco, sem medo e sem culpa pelo voto que ajudou a eleger o prefeito.
 
Tempo integral
Este vai ser o último Galo da gestão de Geraldo Julio (PSB) e, após quase oito anos no comando da Prefeitura do Recife, o socialista respira política em tempo integral. Ele, que na campanha de 2012, gostava de enfatizar a sua condição de técnico concursado do Tribunal de Contas do Estado para se diferenciar dos políticos, já está, praticamente, em campanha para concorrer ao governo do estado em 2022. Eleger o seu sucessor na prefeitura , o deputado federal João Campos (PSB), é crucial para a manutenção da hegemonia socialista no estado por mais alguns anos.
 
Sem sucessor
Nenhum político pernambucano incorporou tão bem o carnaval do Recife como o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), ex-prefeito e ex-governador do estado. No camarote no edifício Trianon, Jarbas  turbinou muitos projetos políticos de amigos e aliados. Depois que o Galo saía da Rua da Concórdia e dobrava  a Avenida Guararapes, Jarbas saía pelo meio da multidão, atravessava a ponte Duarte Coelho e ia prestigiar o Nóis sofre mais nóis goza, da Livro Sete. Hoje, como outros políticos de sua geração, Jarbas já não vai mais ao Galo.
 
As delegadas    
É fato que a delegada Patrícia Domingos (Podemos), candidata à Prefeitura do Recife, mostrou competitividade nas pesquisas antes mesmo de ter assumido sua candidatura. Porém, no PSB se afirma que, em algum momento, Patrícia teria sido confundida nas pesquisas com a outra delegada - Gleide Ângelo (PSB) -, eleita deputada estadual com mais de 400 mil votos. Gleide, uma delegada de primeira linha, não teve o sucesso esperado no seu primeiro ano de mandato. Já Patrícia, chegando agora, ainda está no prazo de carência.
 
O ritmo para 2020    
De temperamento manso, o deputado Rodrigo Maia  (DEM), que  chegou à  Presidência da Câmara dos Deputados num mandato tampão, fez o que ninguém esperava. Desde 2019, o Brasil vive uma espécie de parlamentarismo branco, que deve perdurar ao longo deste ano, com a  Câmara determinando o debate política deixando muitas vezes o Palácio do Planalto de mãos atadas.  
 
Ninguém é de ferro   
O Diario Político estará de volta, depois do carnaval, na próxima quinta-feira.