Período de folia para se aproximar dos eleitores Em ano de campanha, políticos aproveitam carnaval para cumprir agenda em diversos polos da base

IRIS COSTA
Especial para o Diario
iris.presley@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

Não é nenhuma novidade que o período carnavalesco sempre foi palco de manifestações políticas. As críticas inspiram fantasias, blocos de rua, sambas-enredo e até mesmo comportamento, como a campanha feminista “Não é Não” iniciada em 2017 com a proposta de educar os foliões sobre consentimento e evitar assédios. Cientes desse cenário, políticos e candidatos têm cada vez mais investido em unir a diversão da festa de Momo com suas atividades, principalmente em anos de eleições, como é o caso de 2020. De olho na festa e nas manifestações, diversos pré-candidatos às eleições municipais da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem marcar presença no carnaval pernambucano.

Ao olhar do cientista político Vitor Diniz, o carnaval é um momento importante para as figuras políticas lembrarem a população “que estão vivas”, principalmente por se tratar da maior festa popular do país. Apesar disso, destaca que presença faz parte do percurso político, mas não é suficiente para garantir resultados. “Eu acho que a ida ou não ao carnaval não tem tanto impacto no resultado eleitoral, mas tem sim uma importância simbólica, como vários outros atos têm”, comenta.

Para os foliões, Diniz confirma o potencial do evento como palco dos mais diversos posicionamentos políticos. “O carnaval é um espaço democrático, cabem críticas a basicamente todo mundo. É possível criticar um político de direita, de esquerda, de centro, é possível criticar quem a pessoa queira. É muito bom ver que o carnaval tem espaço para todo mundo”, encerra o cientista político.

Agendas
Cotado pelo PSB para a sucessão do prefeito Geraldo Julio, o deputado federal João Campos aproveita o carnaval para circular pela cidade. Entre as confirmações está a participação no Galo da Madrugada, blocos de rua e shows em polos descentralizados. Já Marília Arraes, deputada federal e pré-candidata pelo PT, diz que irá ao maior número de lugares que puder. “Estarei nos bairros e naqueles eventos em que o carnaval é feito pelo povo do Recife e pela animação espontânea das pessoas”, disse.

Provável representante do partido Cidadania nas eleições recifenses, Daniel Coelho tem como principal destaque em sua agenda o Galo da Madrugada. Também participa do carnaval de rua pelos bairros da cidade. O deputado Túlio Gadêlha (PDT), pré-candidato à Prefeitura do Recife, foi procurado, mas não se manifestou.

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) é outra pré-candidata que pretende unir festa à aproximação do povo. “Além de gostar realmente do carnaval, esse é um momento em que a gente está tendo contato com os foliões, conhecendo as pessoas, estreitando esse laço. A gente tem visto essa manifestação cultural, o bairrismo das pessoas no melhor dos sentidos. As pessoas têm muito orgulho da cidade, do estado de Pernambuco, é belíssimo de se ver”, ressaltou Patrícia. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, afirmou não pretender participar das festividades de carnaval.

O atual prefeito olindense, Lupércio Nascimento (Solidariedade), já está no epicentro da festa, no entanto, com responsabilidades bem robustas. “Enquanto aproximadamente quatro milhões de pessoas estarão brincando, a nossa gestão estará trabalhando para a realização do carnaval de Olinda”, declarou o prefeito. Lupércio acompanhou a abertura oficial e deve visitar os polos descentralizados como representante do Executivo municipal nos demais dias. Sobre a reeleição, ele afirma não ser o foco atual. “Política é importante, somos seres políticos, mas não estou focado em fazer campanha”, finalizou.