Governadores criticam presidente

Publicação: 25/03/2020 03:00

Governadores criticaram o pronunciamento feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rede nacional na noite de ontem e disseram que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, perdeu legitimidade. Muitos líderes estaduais saíram em resposta ao pronunciamento do presidente.

Nas redes sociais, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre o assunto e criticou o discurso do presidente. “Enquanto líderes de vários países tomam medidas necessárias para conter o avanço no novo coronavírus, aqui no Brasil o presidente Jair Bolsonaro vai na contramão do que defendem autoridades sanitárias e o próprio Ministério da Saúde. Um discurso que, lamentavelmente, comprova que o Brasil está sem comando num dos momentos mais desafiadores de sua história”, diz a nota publicada.

Ainda no texto divulgado na noite de ontem, o governador pernambucano enfatizou que as medidas são necessárias e serão mantidas. “O sacrifício é imenso, sabemos disso. Mas todo esforço tem um único objetivo: salvar vidas. Por isso, em Pernambuco todas as medidas estão mantidas. É tempo de serenidade, união e muito trabalho”, finaliza.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que a fala de Bolsonaro indica que “estamos sem direção”. “Desconectado da realidade, desconectado da ação do Ministério da Saúde, atrapalha o trabalho dos governadores e menospreza os efeitos da pandemia”, afirmou.

De acordo com Renato Casagrande, os governadores precisam se reunir, porque o país está sem coordenação. “O ministro e os governadores de um lado e o presidente menosprezando a pandemia de outro”, disse. O discurso, segundo o governador, desautoriza o trabalho do ministro Mandetta. “O ministro não tem legitimidade para permanecer mais no ministério”, disse.

Flávio Dino (PC do B), governador do Maranhão, avaliou que Bolsonaro “viu que perdeu a governabilidade”. “Ele mesmo deflagrou o seu próprio processo de impeachment. Está completamente fora da realidade”, afirmou, após o pronunciamento. (Da redação com agências)