Governadores do Nordeste assinam uma carta conjunta

Publicação: 26/03/2020 03:00

Em resposta ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, os nove governadores do Nordeste divulgaram uma carta afirmando que vão manter as medidas, orientadas por profissionais de saúde, para a contenção do novo coronavírus na região. O documento foi assinado após reunião entre os chefes dos executivos estaduais ontem. Os governadores afirmam, ainda, que estão frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República.

“É um momento de guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais. A decisão prioritária é a de cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. É um momento de união, de se esquecer diferenças políticas e partidárias”, diz um trecho.

No pronunciamento, Bolsonaro também atacou os chefes dos executivos estaduais e disse que os governadores deveriam “abandonar o conceito de terra arrasada”, como a proibição de transporte, o fechamento de comércio e o que chamou de “confinamento em massa”. “Entendemos que cabe ao Governo Federal ação urgente voltada aos trabalhadores informais e autônomos”, responderam os governadores no documento.