Reunião ocorre após discussões

Publicação: 26/03/2020 03:00

A reunião dos governadores ocorreu depois da turbulenta videoconferência entre o Jair Bolsonaro e os governadores do Sudeste, que ficou marcada pela dura altercação entre o presidente e o tucano Doria. Nela, o governador apresentou demandas e queixas gerais dos governadores, além de criticar o discurso feito por Bolsonaro na véspera.

Bolsonaro reagiu de forma agressiva, aos berros, e acusou Doria de buscar protagonismo na crise para tentar se cacifar na disputa à Presidência em 2022. O chamou de leviano e disse que ele se voltou contra si após ter usado seu nome para ajudar a eleger-se, em 2018. A reunião de ontem é o marco de um movimento de união inédito de governadores. Desde o ano passado, os titulares de estados nordestinos vinham se manifestando em notas conjuntas, e foi formado o consórcio do Sudeste e do Sul.

Doria foi um dos incentivadores da ação, inclusive criando o grupo de WhatsApp no qual os chefes estaduais se comunicam. Neste ano, a pressão de Bolsonaro para que estados retirassem a cobrança do ICMS, e a crítica do presidente sobre a ação da PM na morte de Adriano da Nóbrega cristalizaram o grupo.

Ontem, dois aliados, Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Comandante Moisés (PSL-SC), romperam com o governo. “Não posso admitir que venha agora o presidente da República lavar as mãos e responsabilizar outras pessoas por um colapso econômico. Um estadista tem que ter coragem de assumir as dificuldades”, declarou Caiado. (Da Folhapress)