DIARIO POLíTICO » Ainda tem muito chão

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/04/2020 06:00

 O presidente Bolsonaro já deve se dá por satisfeito. No momento em que as autoridades sanitárias alertam que o país inicia a fase mais aguda da propagação do novo coronavírus, o presidente, enfim, desbanca a Covid-19.Todas as atenções estão direcionadas para Bolsonaro, por não se saber o que ele fará ou dirá daqui a alguns instantes. Pode sair de uma simples ameaça e partir para uma ação catastrófica ou recuar e depois voltar a agredir não importando as consequências de seus gestos ou de suas palavras.

Com a aprovação de 76 % do trabalho do Ministério da Saúde na crise do coronavírus, seguida de 58% dos  governadores e ficando  ele com 33%, pela pesquisa do Datafolha, o presidente Bolsonaro tem bons motivos para adotar, neste domingo, o jejum que ele vinha defendendo junto com alguns pastores, e refletir sobre o seu futuro na Presidência da República. É certo que ele ainda mantém a fidelidade de eleitorado que o elegeu, mas também é evidente que ele está à beira de um precipício e só com um pé na terra.

Não pense Bolsonaro que seus apoiadores o salvarão de um revés  - outros presidentes tiveram essa ilusão - nem que seus ministros militares conseguirão apagar todas as insatisfações provocadas pela sua incontinência verbal. Há limites pra tudo. A salvação, por enquanto, é que o país, mesmo em estado de choque, continua caminhando, ainda que de modo virtual, e a crise da Covid-19  tem data certa para acabar. Mas outras tempestades virão.E, até o fim do governo, ainda tem muito chão.

No Cidadania
O vereador Jayme Asfora, sem partido desde 2018, está se filiando ao Cidadania, comandado no estado pelo deputado federal Daniel Coelho, pré-candidato à Prefeitura do Recife. O vereador faz oposição ao prefeito GeraldoJulio (PSB) e teve convites para se filiar ao PDT, da parte de Túlio Gadelha, ao Podemos, que tem a delegada Patrícia Domingos, como candidata no Recife, e ao PTB do ex-senador Armando Neto.

Vale a pena...
Eleito pelo MDB, Asfora deixou o partido porque a sigla poderia ser comandada no estado por Fernando Bezerra Coelho, então adversário de Raul Henry e deJarbas Vasconcelos. Filiou-se  então ao Pros, presidido por João Fernando Coutinho,  disputou um mandato de deputado estadual, mas, no dia seguinte ao pleito, Asfora saiu do Pros. Um ano depois, Raul, Jarbas e Fernando celebravam um novo momento no MDB.

...ver de novo
Foi por articulação do Palácio das Princesas que João Fernando Coutinho saiu do PSB e assumiu o Pros, no processo sucessório de 2018. Havia arestas entre o então deputado federal e setores do PSB. O Pros, no entanto, terminou num palanque de oposição, Coutinho não se reelegeu e, há poucos dias, anunciou uma nova aliança com o PSB para apoiar a candidatura de João Campos a prefeito do Recife.

Live - eleições municipais
Workshop sobre eleições municipais promovido, nesta quarta-feira, pelo escritório pernambucano GCFH Advogados tem como atração Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Lula, além do também advogado Yuri Herculano.