Multiplicação de projetos da Covid-19 Intenção dos deputados federais é oferecer alternativas de enfrentamento à Covid-19, mas, muitos desses projetos podem ficar no meio do caminho

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/04/2020 03:00

Em grande volume, as propostas idealizadas pelos deputados federais destinadas ao combate da Covid-19 vão se acumulando na Câmara dos Deputados. A intenção dos parlamentares é de oferecer alternativas que possam atenuar a crise provocada pela chegada do novo coronavírus ao país. Mas, diante da quantidade de projetos apresentados, alguns correm o risco de ficar pelo meio do caminho, sem que os menos favorecidos, para onde apontam a maioria das proposições, sejam contemplados com a iniciativa.

Em uma busca feita no Sistema de Informações Legislativas da Câmara, o Diario apurou que parlamentares pernambucanos deixaram sua assinatura em 39 projetos coletivos, quando participaram da elaboração da proposta com colegas do mesmo partido ou de siglas aliadas, e em 42 de iniciativa própria. Os números foram obtidos na pesquisa feita na tarde desta sexta-feira, podendo, portanto, sofrer alterações em razão da inclusão de novos projetos. Pesquisadora do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) e responsável pelo levantamento sobre proposições parlamentares relacionadas ao coronavírus na Câmara dos Deputados, Débora Gershon, ressalta a questão da brevidade das votações. Segundo ela, a pandemia exige celeridade nas votações e urgência na produção normativo-legal, “em momento justamente em que a exigência de distanciamento social torna os trabalhos menos céleres”.

“Nesse sentido, o volume de proposições, na ausência de um trabalho de coordenação, sistematização (tendo em vista a existência de projetos semelhantes e sobrepostos) e priorização de agenda, pode frustrar expectativas quanto aos resultados esperados. Esse é o desafio que a Câmara precisa agora enfrentar”, destacou. Débora realizou a pesquisa no período de 4 de abril a 31 de março, identificando que 293 propostas foram apresentadas na Casa com o objetivo de enfrentar a Covid-19.

Tramitação
O deputado federal Danilo Cabral (PSB), que participou de 13 propostas coletivas e apresentou três de sua autoria (no período da pesquisa), pontuou que “a crise forjou o Congresso Nacional a deliberar, com o devido senso de urgência, as propostas de enfrentamento à Covid-19 e suas consequências em relação às questões de saúde, da economia e, sobretudo, na vida das pessoas”. Na avaliação dele, o ambiente externo ajudou a avançar pautas que há anos se discute, mas não se votava, como a renda básica. “Acho que agora deverá ser pela pressão da sociedade”, ponderou, acrescentando que existe também uma preocupação de todos os partidos do governo e da oposição de procurar consensos.

Sobre a atuação da oposição, inclusive, a pesquisadora Débora Gershon afirmou que é o bloco oposicionista quem  mais legisla sobre proteção aos vulneráveis, “cujo efeito tende a ser significativo sobre a vida de parcelas da população terrivelmente sujeitas aos danos da pandemia”, observou.

3 Perguntas - Débora Gershon  // pesquisadora do Observatório do Legislatório Brasileiro (OLB)

Qual a sua avaliação sobre as propostas dos deputados em relação à Covid-19?

A intensa produção legislativa da Câmara sobre o tema demonstra protagonismo do Congresso na busca de medidas de enfrentamento à crise. A Câmara tem tomado à frente na proposição de soluções que possam minimizar o impacto da pandemia sobre a economia e a população em geral, mas especialmente sobre a população mais vulnerável, o que é absolutamente necessário nesses tempos de exceção. Por outro lado, o tamanho dessa agenda exigirá um enorme trabalho de liderança e coordenação, sob pena de que não sejam produzidos resultados muito efetivo.

Qual o fator que lhe chamou mais atenção?

Alguns aspectos chamam atenção no estudo. O primeiro deles é que os dois temas mais tratados na Casa durante o período da nossa pesquisa (proteção aos vulneráveis e mudanças em contratos) dialogam, de fato, com as principais preocupações da sociedade civil. Um segundo aspecto é o fato de que, embora, partidos de oposição e situação muitas vezes proponham projetos de temáticas semelhantes, está mantida uma certa afinidade entre partidos oposicionistas, de um lado, e situacionistas, de outro, no que diz respeito aos assuntos propostos. Um terceiro aspecto é que, embora deputados de 22 partidos, dentre os 24 da Câmara, sejam autores individuais de projetos no período, a oposição toma à frente no que diz respeito ao volume de projetos propostos. Se isso, por um lado, é estratégia de desgaste do governo, por outro, pode vir a produzir resultados substantivos sobre a vida da população.

Como avalia a atuação do Executivo?

O Executivo tem demonstrado muito pouca habilidade para fazer a coordenação da crise em território nacional. O enfrentamento à pandemia, de um certo modo, vem sendo capitaneado por governadores estaduais e pelos presidentes das duas casas legislativas, em um movimento que redistribui poder e visibilidade entre as unidades federativas. Isto não significa que as ações governamentais, até então implementadas, como a edição de medidas provisórias de flexibilização da legislação trabalhista e a instauração de planos de emergência social e empresarial, não sejam respostas a se considerar, independentemente da avaliação que se tenha sobre os acertos e equívocos dessas iniciativas. Isso quer dizer, simplesmente, que não há articulação consistente entre diferentes níveis da federação e poderes.

Pernambuco

Projetos individuais   42

Projetos coletivos     39
(quando o parlamentar participa da elaboração da proposta com outros parlamentares do seu partido ou de siglas aliadas)

Total                        81

Total de projetos   1.118

Situação Em tramitação na Câmara

Principais temas abordados

  • Criação de programa de entrega domiciliar de medicamentos às pessoas que fazem parte do grupo de risco

  • Fixar o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) vendido para distribuição nas refinarias e terminais

  • Antecipação do pagamento da restituição do Imposto de Renda

  • Prioridade de atendimento aos profissionais de saúde com equipamentos de proteção, testagem e tratamento do coronavírus

  • Criação de benefício para trabalhadores dos setores e artes e cultura

  • Proibir a rescisão ou suspensão dos contratos de seguro ou planos de saúde

  • Garantia do emprego ou pagamento do segurodesemprego para empregadas doméstica, empregados de micro e pequenas empresas e aos pescadores artesanais

Fonte: Sistema de Informações Legislativas - Câmara dos Deputados
Obs: A pesquisa foi realizada na tarde da última sexta-feira.