DIARIO POLíTICO » O braço auxiliar

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 30/05/2020 07:00

O grau de exposição do governador Paulo Câmara (PSB)  e do prefeito Geraldo Julio  (PSB) antes e durante a pandemia da Covid-19 é muito grande. São anos do PSB no poder, o que possibilita ao partido manter o seu candidato a prefeito do Recife, o deputado federal João Campos, distante de qualquer polêmica, como aconteceu nesta semana com a operação da Polícia Federal para investigar eventuais irregularidades em compras da Prefeitura do Recife de equipamentos para combate à pandemia. E nem precisa. O PT está à frente na defesa do PSB.

A virulência da cena nacional, nesta semana, por exemplo, envolvendo o presidente Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal, abriu espaço para o PT estadual descredenciar o discurso crítico da deputada federal Marília Arraes, pré-candidata do partido à Prefeitura do Recife, à gestão de Geraldo Julio (PSB), que entrou como coadjuvante na Operação Apneia. Com isso, rasga-se o protocolo de intenções do PT que pregava um processo de escolha do candidato no Recife menos traumático que o de 2018, quando Marília foi retirada da disputa estadual em favor da reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).

Bem, no Recife, o bolsonarismo não tem um candidato puro sangue. O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC), por exemplo, pré-candidato a prefeito que mantém um discurso a favor do governo Bolsonaro, vem de outros palanques, enquanto os demais postulantes oposicionistas, embora não desprezem o voto bolsonarista, mantêm uma distância regulamentar do palanque verde e amarelo. Com as forças adversárias sem muita nitidez ideológica, a esquerda personificada no PSB, com o auxílio de um braço importante do PT, terá um discurso político mais forte ao longo da campanha.

Frente democrática
Já circula manifesto assinado por integrantes do PSB, PSDB e PSol propondo a formação de uma frente ampla em defesa dos valores democráticos. À luz do Diretas Já, a articulação sugere deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum e propõe a união da esquerda, centro e direita, para se ter no país  “uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população” entre outros tópicos.

Recado
O documento destaca que os signatários que assinam a proposta integram a maioria dos brasileiros que “apóia a independência dos poderes da República, e clama que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, deputados, senadores, vereadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria”.

Hospitais
É impressionante a quantidade de camas e a rapidez com que esses produtos chegam aos hospitais de campanha erguidos em todo o país para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Diante de tanta eficiência do poder público por que então em tempos de normalidade pacientes dos hospitais públicos ficam muitas vezes jogados em macas e até pelo chão nos corredores dessas unidades?

Patrono
Aprovado o projeto de lei que adota Fernando Figueira como patrono da Saúde de Pernambuco. A proposta é do deputado Isaltino Nascimento (PSB), numa homenagem ao profissional e professor por sua trajetória diferenciada no exercício da medicina no estado.