Weintraub é desqualificado, diz Maia

Publicação: 30/05/2020 07:00

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é “desqualificado” e não poderia ter sido nomeado titular da pasta. “Um homem com essas qualidades não poderia ter sido ministro de pasta nenhuma, muito menos da Educação. É um drama para o Brasil, com toda a crise que a gente tem, com todas as desigualdades de qualificação da nossa população, a gente ainda ter um ministro desqualificado como esse”, afirmou Maia, ao participar de live da revista Istoé.

Maia comentou a fala do ministro na reunião ministerial e disse ser “lamentável” que o titular da Educação tenha esse “palavreado” e “ataque as instituições”. “É um homem desqualificado e que não respeita a democracia. Um homem que desrespeita a democracia não poderia estar num governo que se diz democrático”, acrescentou.

O presidente da Câmara também comentou a fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que na reunião disse que aproveitaria a pandemia para aprovar uma série de mudanças em regras de sua área.

Maia disse que Salles quis dar uma de “espertalhão” e “infeliz”, mas preparado. O deputado afirmou, porém, que a imagem do ministro no exterior atrapalha a entrada de investimentos no país.

Na live, Maia avaliou que o inquérito das fake news comandado pelo Supremo precisa avançar, assim como a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que trata do assunto no Congresso. “Ninguém suporta tanta informação errada, narrativas que desqualificam as pessoas”, disse Maia.

O presidente da Câmara ainda criticou as declarações de Bolsonaro, que na última quinta-feira sugeriu que poderia descumprir decisões do STF. Maia ressaltou que o meio para se discordar da corte é entrar com recurso. (Folhapress)