Bolsonaro prestigia ato contra STF e Congresso Presidente fez sobrevoo de helicóptero, andou a cavalo diante de manifestantes e cumprimentou apoiadores

Publicação: 01/06/2020 03:00

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizou um helicóptero oficial para sobrevoar a Esplanada dos Ministérios ontem e prestigiar mais uma manifestação a favor de seu governo e contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso. Depois, desceu e caminhou para cumprimentar seus apoiadores que estavam em frente ao Planalto. Ele não utilizava máscara, obrigatória no Distrito Federal como medida de combate à Covid-19. Em seguida, andou a cavalo diante de manifestantes. O presidente não deu declarações. No domingo anterior, o presidente também havia utilizado um helicóptero para sobrevoar a área.

Desta vez, uma carreata e pessoas à pé se dirigiram à Praça dos Três Poderes, onde um grupo se aglomerou à espera do presidente da República. O helicóptero, em um passeio de 40 minutos, deu pelo menos seis voltas na Esplanada e pousou por volta das 12h no Palácio do Planalto. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o presidente. Após cumprimentar apoiadores, em frente ao Planalto, Bolsonaro retornou ao Alvorada de helicóptero.

Como tem ocorrido constantemente, o STF foi o principal alvo das palavras de ordem e das placas dos manifestantes.Placas afirmavam: “Supremo é o povo” e “Abaixo a ditadura do STF”. Faixas faziam ataques ao Supremo e pediam intervenção militar. Congressistas foram chamados de corruptos.

Manifestantes demonstraram ainda apoio aos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Abraham Weintraub (Educação). “Fake news não é crime”, dizia uma faixa. O número de manifestantes ontem era um pouco maior do que o da semana passada.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, criticou as manifestações. “O ataque a instituições democráticas é inaceitável. E o acirramento do ambiente só dificulta a superação da pandemia. O governo federal deveria mobilizar pessoas a favor de uma nação solidária e humana. Nossa luta é para salvar vidas e, também, o Brasil da ameaça de retrocessos”, escreveu, em sua conta do Twitter.

No sábado, sem agenda oficial, Bolsonaro também usou o helicóptero para visitar cidades de Goiás e, segundo imagens divulgadas, causou aglomeração em uma lanchonete no município de Abadiânia. (Da Folhapress com redação)