DP EM DIA » Criativamente

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/06/2020 03:00

É mesmo de se admirar as soluções criativas que estão surgindo em alguns setores e profissões como respostas às dificuldades impostas pelo isolamento social. Essa semana recebi do amigo João Passos, conhecido como o fotógrafo das celebridades, pelos milhares de ensaios feitos para a Revista Caras, detalhes dos cliques que tem realizado na intimidade do lar de alguns famosos.

Respondendo meu questionamento sobre essas visitas na casa das pessoas em tempos de quarentena, Joãozinho deu uma risada e disse: “mas eu não vou lá para fazer as fotos... Tudo é feito de maneira remota... Oriento a pessoa durante uma vídeochamada. Combinamos os detalhes da pré-produção, discutindo e definindo cenário, figurino e acessórios. Depois é usar o equipamento e plataforma certos e fazer as fotos que tiro aqui da minha casa.” João está recebendo pedidos de sessões de vários estados em todo o Brasil.     

Outra interessante solução garante movimento no mercado imobiliário. As visitas virtuais ganham força na apresentação dos imóveis. Projetos mais arrojados já incluem acesso com área de contenção de impurezas logo na entrada, e o tão falado home office também virou item de planejamento obrigatório. Fico com a certeza que ,diante das dificuldades, revigoramos nosso incrível poder de reinvenção e criamos novas possibilidades. Isso vai passar e nos tornaremos mais fortes e sábios.

Olho nas contas 1

O tema prestação de contas tem tirado o sono de muita gente. De gestores públicos e empresários que estão no centro das polêmicas compras dispensadas de licitações para o combate e prevenção à Covid-19, dos profissionais auditores dos diversos Tribunais de Contas que estão debruçados sobre os documentos apresentados pelos demandadores de despesas, e também dos opositores das atuais gestões que procuram identificar qualquer falha nos processos que possam render dividendos políticos.

Olho nas contas 2

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dirceu Rodolfo, revelou a amigos que, durante a quarentena, não sai do TCE. Dirceu explica que montou um home office, onde está trabalhando muito mais do que se estivesse na sede do órgão. Ele acorda cedo e dorme tarde todos os dias. Eu mesmo ouvi do presidente que ele tem realizado encontros virtuais com diversos setores e gestores. “O TCE tem realizado constantes ajustes finos na forma de atuar para garantir a aplicação correta e legítima dos recursos públicos”.

4 de Pernambuco

São duas de Recife, uma de Caruaru e outra de Petrolina as empresas juniores que estão entre 80 selecionadas para participar do projeto Unidos pelo Brasil. Daniel Urquiza, presidente da Federação das Empresas Juniores de PE, conta que pessoas físicas ou jurídicas podem apoiar a iniciativa que já uniu mais de 600 empresas e 20 mil empresários que auxiliaram, em média, 11 mil projetos de 27 federações no país. Mais informações podem ser acessadas no site: www.contrateumaempresajunio.com.br/unidos-pelo-brasil.  

E a volta?

A estudante recifense Maria Fernanda Viegas Fernandes, de 21 anos, permanece em Toronto, no Canadá, após ter sua passagem de voo de volta para o Brasil cancelada pela empresa aérea West Jet.  Segundo Fernanda, “aproximadamente 250 brasileiros continuam à espera de auxilio e orientação sobre quando poderemos voltar para o nosso país.” Fernanda diz que o grupo continua tentando apoio das embaixadas brasileiras nas províncias do Canadá, mas não conseguem nenhum compromisso das autoridades para a repatriação. E afirma que Lélia Benincá Beltrame, cônsul-geral do Consulado Geral do Brasil em Toronto, fez uma live na semana passada e recomendou que “os brasileiros em dificuldades em Toronto procurem o apoio dos albergues da cidade”.

É amanhã

Nesta terça vou entrevistar o empresário Geraldo Rufino. O empreendedor que já quebrou seis vezes continua sendo um guerreiro motivador para todos que precisam acreditar que é possível cair, levantar e dar a volta por cima. A nossa conversa vai ser ao vivo, às 18h no Instagram @diariodepernambuco.