Maia leva pleitos estaduais a Brasília Presidente da Câmara dos Deputados esteve reunido ontem, no Recife, com o governador Paulo Câmara

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/07/2020 03:00

Na reunião que participou, ontem, com o governador Paulo Câmara (PSB), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), afirmou que irá discutir, na próxima segunda-feira, com os líderes partidários, alguns dos pontos observados por ele durante o encontro. O democrata esteve no Recife para conhecer as ações executadas pelo estado no combate à Covid-19. Entre os temas que Maia prometeu analisar com o colegiado está a questão da suspensão da dívida dos estados com a União e organismos internacionais.

O perdão da dívida, por conta da queda da arrecadação nos estados depois da crise instalada com a chegada do novo coronavírus, faz parte do pacote de auxílio financeiro para socorrer estados e municípios, mas que foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O projeto em questão foi publicado no dia 27 de maio com quatro vetos, incluindo o perdão da dívida. Os vetos podem ser derrubados ou mantidos, dependendo da análise, em sessão conjunta da Câmara e Senado, mas ainda sem data definida.

Durante o encontro, no Palácio do Campo das Princesas, Paulo Câmara detalhou as medidas adotadas nas mais diferentes áreas do governo. Além disso, o socialista defendeu a construção de uma unidade nacional e apontou caminhos que, na avaliação dele, podem ser seguidos pelo legislativo federal para apoiar estados e municípios.

“Mostramos nosso modelo de atuação e o presidente Rodrigo Maia se comprometeu a continuar a nos ajudar e ajudar o Brasil a superar essa crise. A Câmara dos Deputados e o Congresso têm feito um papel importante. E é necessário que o governo federal, cada vez mais, busque ações e um planejamento. Ainda temos um longo caminho para percorrer”, ressaltou o gestor.

Já Rodrigo Maia afirmou que ainda existem muitas pautas para serem votadas na Câmara, mas que a Casa precisa saber a necessidade de cada estado para que haja uma organização na agenda de acordo com a necessidade dos estados. “Vimos a projeção de queda de arrecadação, perda do fundo de participação dos estados e como isso ainda vai afetá-los. Com essas informações, dialogaremos com o governo federal para que os próximos projetos tratem de recursos e que estejam do tamanho adequado para atendimento das demandas do país”, ressaltou o democrata sem, no entanto, precisar datas para as votações. De acordo com informações do governo estadual, até agora, Pernambuco investiu mais de R$ 570 milhões no enfrentamento à pandemia no estado, entre a estruturação de leitos, ações de proteção social e contratação de pessoal. A estimativa da gestão estadual é de aportar cerca de R$ 900 milhões até o final da crise sanitária.

Além do governador, também participaram da reunião a vice-governadora Luciana Santos, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e os secretários Décio Padilha (Fazenda), André Longo (Saúde), e Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão). No Recife, Rodrigo Maia, também fez uma visita ao deputado federal Luciano Bivar (PSL), que é o segundo vice-presidente da Câmara.