MUDANçA » Mourão diz que Pazuello fica até agosto

Publicação: 16/07/2020 03:00

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve escolher em agosto o nome que assumirá o Ministério da Saúde, pasta que é interinamente ocupada pelo general Eduardo Pazuello, afirmou ontem o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), ao UOL Entrevista. “Pazuello assumiu interinamente e está há dois meses na função. Acredito que em mais um mês, em agosto, Bolsonaro vai retornar da quarentena e analisar outros nomes”, afirmou ao colunista do UOL Tales Faria e ao repórter Antonio Temóteo.

Mourão referia-se aos generais que seguem na ativa mesmo com cargos no governo, o que, para ele, não é o caso do interino da Saúde. “O que diz a nossa legislação é que o militar da ativa, quando colocado fora da força, pode permanecer por até dois anos nessa função. Se desejar continuar, tem que ir pra reserva. Se ele [Pazuello] perde a passagem para a reserva agora, vai para o espaço”, afirmou.

Em sua visão, a sociedade “tem que parar de discutir determinados assuntos de forma preconceituosa: o militar é um cidadão como outro qualquer, apenas usa farda e tem um raciocínio cartesiano. O Ministério da Saúde tem uns 5 mil funcionários. Tem o Pazuello e militares que não estão em funções técnicas, mas em funções ligadas às áreas de licitações, contratos e à questão da contabilidade, que é a especialidade desse pessoal”, afirmou, referindo-se à experiência do general na coordenação logística das tropas nos Jogos Olímpicos de 2016 e na Operação Acolhida, força-tarefa que atuou em Roraima em 2018.

“Não acho que exista militarização”, reforçou. “Nós já tivemos no passado ministros da Saúde que não eram médicos. Lembro-me aqui do nosso senador [José] Serra que nunca havia passado pela porta de um hospital sem ser como paciente. Acho que [o desempenho no cargo] depende muito mais da capacidade de gestão, de saber se escorar nos técnicos para as decisões dessa natureza.”

Na última semana, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes fez duras críticas à presença de militares no Ministério da Saúde. “Não houve um esgarçamento com o Tribunal; houve um embate com um ministro, que desceu do seu pedestal, que tem que se preservar, e não emitir determinadas opiniões sobre uma instituição”, acrescentou. (Folhapress)