DIARIO POLíTICO » Lula e Jarbas

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/08/2020 03:00

Visita de político sempre  é motivada por algum interesse e é sob esse ângulo que deve ser analisada a “visita de cortesia” feita ontem pelo deputado federal João Campos, candidato do PSB à Prefeitura do Recife, ao senador Jarbas Vasconcelos (MDB).  Bem, até agora, a deputada federal Marília Arraes, pré- candidata do PT no Recife, lidera as pesquisas e terá como apoiador o ex-presidente Lula a quem o recifense, num percentual elevado, vota cegamente em quem ele indicar, de acordo com recente levantamento. Em segundo lugar vem Jarbas num patamar bem menor. Assim, tudo indica que a força de Lula e de Jarbas como apoiadores de candidatos no Recife será uma disputa à parte.
 
Escolha dos vices
É com a escolha do vice que os candidatos majoritários mantêm  sob controle os partidos que integram suas coligações. Daí porque só são anunciados perto das convenções. O MDB é um dos partidos citados para indicar o vice de João Campos (PDB).  No encontro de ontem, Jarbas e João conversaram sobre a pauta do Congresso e do governo federal.
 
Aos poucos
Amanhã, Marília Arraes tem reunião com o PT municipal para discutir a campanha e a data da convenção que oficializará sua candidatura à Prefeitura do Recife. É mais um passo da deputada federal. Se ela ganhar a eleição então...
 
Cifrões   
Os partidos que vão receber as maiores fatias do fundo eleitoral que vão favorecer seus candidatos na corrida pela Prefeitura do Recife são PT, PSL, PL e PP, legendas que integram os palanques de Marília, João Campos e da oposição.
 
Quer reza
A coluna antecipou, equivocadamente, o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) a prefeito do Recife, mas a entrevista coletiva de ontem foi apenas pra dizer que, segunda-feira , ele fará sim o anúncio oficial.
 
Passagens
Wanderson Florêncio (PSC) solicita ao governo que usuários de ônibus com cartão VEM voltem a pagar meia passagem aos domingos. Desde 25 de maio, por causa da pandemia, o Consórcio de Transportes da Região Metropolitana desconta o valor integral.
 
Na balança  
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) anuncia que o programa Renda Brasil vai beneficiar cerca de 21 milhões de famílias e pode ser implementado até o fim do ano. Com o auxílio emergencial de R$ 600 o governo federal distribuiu R$ 166,9 bilhões entre 65 milhões de pessoas. Esses números entram na balança eleitoral.