Marco Aurélio diz que oposição terá três candidatos Pré-candidato à Prefeitura do Recife, deputado estadual diz que sua candidatura será oficializada na próxima segunda-feira pelo partido

Fillipe Vilar
Especial para o Diario
Fillipe.vilar@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/08/2020 03:00

O deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) deu uma entrevista coletiva, ontem, anunciando que na próxima segunda-feira deverá lançar, oficialmente, sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. O parlamentar acredita que, após as convenções partidárias, a oposição de direita no Recife deverá contar com três candidaturas: a dele, a de Patrícia Domingos (Podemos) e a de Mendonça Filho (DEM).

Sobre a formação de uma chapa única, o deputado afirmou que o campo da oposição direitista deveria ter dado uma resposta “mais pragmática” sobre o assunto. Para Marco Aurélio, uma chapa única não fragilizaria a força eleitoral  da direita no Recife. “Em tese você fragiliza, mas o voto não é do campo da esquerda. Se o mais votado da direita for para o segundo turno, é evidente que toda a turma do campo ideológico vai para esse candidato”, disse.

O parlamentar acredita que o deputado federal João Campos, pré-candidato do PSB à Prefeitura do Recife, já está garantido em um eventual segundo turno. “A luta é fazer com que o outro seja do campo da direita”, avaliou. O deputado disse que, pelas contas das direções estadual e municipal do PRTB, a legenda tem fôlego para eleger três vereadores. “Temos muita gente com chance na nossa chapa. E, mais uma vez, vamos fazer o vereador com menos votos da Câmara, porque o sistema proporcional é assim”, disse Marco Aurélio.

O pré-candidato acredita na força do contexto nacional nas eleições municipais deste ano. Para ele, a declaração de apoio do vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB) à sua candidatura, feita em uma entrevista ao Diario, trará muitos votos. Marco Aurélio afirma que Mourão prometeu vir ao Recife, e que a declaração do vice-presidente do Brasil apressou a decisão do PRTB em consolidar sua chapa na eleição da capital pernambucana.

O deputado espera que Jair Bolsonaro (sem partido) também o apoie. “Ele já disse que não vai apoiar ninguém, mas, se ele mudar de ideia, espero que façam uma intriga do bem e digam que eu sempre estive com ele, desde a campanha de 2018, quando ninguém declarava apoio”, afirmou. Mesmo se colocando como um candidato de direita, Marco Aurélio também alegou que o espectro ideológico será secundário em sua campanha. “Ser conversador ou de direita ou de esquerda não vale de nada. O povo precisa ser feliz”, disse.