O novo normal das convenções partidárias Devido à pandemia da Covid-19, que impede aglomerações, partidos precisam adotar plataformas online para realização dos encontros das legendas

Fillipe Vilar
fillipe.vilar@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/08/2020 03:00

Com o adiamento das eleições municipais para o mês de novembro por conta da pandemia da Covid-19, as convenções partidárias foram adiadas para 31 de agosto, com prazo até 16 de setembro. É nas convenções que os partidos escolhem seus candidatos a prefeito e vereador, além de coligações majoritárias e definição dos critérios para distribuição de recursos do fundo eleitoral. Por conta do distanciamento social imposto para evitar a disseminação do novo coronavírus, as legendas estão buscando soluções digitais para realizar suas reuniões. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, em junho, a realização das convenções por meio virtual.

Nessa esteira, o PSDB nacional lançou, na semana passada, uma plataforma digital própria para suas convenções. “As convenções digitais têm o objetivo de evitar aglomerações, preservar a saúde dos filiados e, ao mesmo tempo, garantir o pleno cumprimento do processo democrático”, diz o texto de apresentação da ferramenta. Ao apresentar a plataforma, no dia 15 de julho, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o site vai reunir mais de 35 mil filiados de todo o país. “Antes mesmo da pandemia, o PSDB já havia adotado o sistema de reuniões partidárias virtuais, o que gerou uma economia de R$ 70 mil”, explicou.

De menor expressão, mas grande inserção no meio digital, o Partido Novo não vai investir num site próprio para suas convenções. Mas deverá usar ferramentas já consagradas para reuniões virtuais. “Há três semanas, anunciamos que iríamos utilizar o Zoom para fazer nossas convenções municipais, que serão no dia 31 de agosto”, afirmou Lucas Albuquerque, presidente estadual do Novo. “Essa ferramenta garante que só os filiados terão acesso e direito a voto”, continuou Albuquerque.

Alguns partidos ainda não decidiram o que farão em relação às convenções e o quão virtuais elas serão. O presidente estadual do PT, Cirilo Mota, afirmou que a decisão da legenda quanto as convenções só será acertada depois de 16 de agosto. “Ainda vamos decidir quanto à questão da candidatura própria ou coligação. Depois disso, faremos nossa convenção”, disse. Procurado pela reportagem, o vereador do Recife Ivan Moraes, do PSol, informou que a sigla ainda não decidiu como fará sua convenção.

O PSB comunicou, por meio de nota, que está estudando como fará sua convenção. “O PSB está preparando um material de orientações virtual, que será disponibilizado para todos os presidentes municipais, e o corpo jurídico do partido também fará uma reunião online com os representantes municipais para explanar como deve ser esse novo cenário das convenções virtuais”, diz o texto. O partido espera que esse encontro  aconteça na próxima semana, mas a definição da data do encontro com o jurídico só deverá ser decidida na segunda-feira.

Saiba mais

Opção dos partidos


  • As convenções partidárias devem ocorrer no prazo entre 31 de agosto e 16 de setembro

  • PSDB: lançou plataforma própria com ferramentas e documentos para a orientação de filiados

  • Novo: deverá usar o Zoom como plataforma para sua convenção, marcada para 31 de agosto

  • PSB: estuda quais plataformas e quais soluções jurídicas usará para a convenção

  • Outros partidos, como o PT e PSol, aguardam resolução de tática eleitoral para planejar suas convenções