Bolsonaro defende visita de Mike Pompeo a Roraima A vinda da autoridade norte-americana à fronteira entre Brasil e Venezuela foi alvo de críticas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de seis ex-chanceleres

Publicação: 21/09/2020 03:00

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter ontem para defender a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, à fronteira do Brasil com a Venezuela e as ações do governo para lidar com a imigração de venezuelanos para o país. A vinda da autoridade norte-americana na sexta-feira havia sido alvo de críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na mesma data.

Pompeo esteve em Boa Vista, capital de Roraima, reunido com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para discutir a imigração venezuelana e conhecer a Operação Acolhida, iniciativa implementada pelo governo brasileiro em 2018 para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos ao Brasil. “Representa o quanto nossos países estão alinhados na busca do bem comum”, afirmou Bolsonaro, sobre a visita. Em coletiva na sexta, Pompeo ainda ameaçou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Vamos tirá-lo de lá”, declarou.

Rodrigo Maia havia afirmado, por meio de nota, que a visita do secretário de Estado faltando apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana “não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”. Seis ex-chanceleres brasileiros assinaram uma nota de apoio a Maia, em que igualmente repudiam a visita. “Condenamos a utilização espúria do solo nacional por um país estrangeiro como plataforma de provocação e hostilização a uma nação vizinha”, afirmam.