"Cartão vermelho não foi para mim"

Publicação: 16/09/2020 03:00

Antes mesmo da divulgação do vídeo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi chamado ao Palácio do Planalto para uma audiência com o presidente. Ele adiou a participação em um evento para o encontro. Segundo assessores palacianos, a desistência do programa social foi o tema principal da reunião, que ocorreu em um clima de irritação. Após a conversa, Guedes tentou minimizar o desgaste na relação entre eles. “O cartão vermelho [de Bolsonaro] não foi para mim”, declarou o ministro, sem citar se o futuro de integrantes da equipe econômica está comprometido por causa das propostas levantadas para bancar uma reformulação do Bolsa Família.

Nos últimos dias, o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, expôs a ideia de congelar temporariamente o salário mínimo, por exemplo, por dois anos para reduzir despesas públicas.

Em conversa com o ministro, ontem, Bolsonaro reclamou de Rodrigues, e pediu que assessores econômicos não deem mais entrevistas à imprensa. A avaliação no Palácio do Planalto é de que a permanência de Waldery no posto se tornou improvável.

Segundo assessores presidenciais, Bolsonaro sinalizou a Guedes que é favorável a uma troca, apesar de o ministro ter demonstrado a auxiliares técnicos que não pretende perder seu assessor de confiança. (Folhapress)