CENáRIOS MUNICIPAIS - RMR » Disputa eleitoral opõe herdeiros políticos Filhos de ex-prefeitos duelam por Prefeitura de São Lourenço da Mata. Já em Igarassu, vice-prefeita é escalada para subir degrau político

FILLIPE VILAR
Especial para o Diario
fillipe.vilar@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2020 03:00

Seguindo o giro pelos contextos eleitorais nas cidades pernambucanas, passamos por São Lourenço da Mata e Igarassu, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O atual prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira (MDB), é candidato à reeleição. Filho do também ex-prefeito Jairo Pereira, Bruno terá como vice o defensor público Manoel Jerônimo. O MDB de São Lourenço da Mata oficializou na última quarta-feira a candidatura de Bruno à reeleição.

Outro herdeiro político que está disputando a vaga de prefeito de São Lourenço é Vinícius Labanca (PSB). Ele é filho do ex-prefeito Ettore Labanca, falecido em março de 2019. Para disputar a vaga, Vinícius saiu do PP e ingressou no PSB. O Progressistas declarou apoio ao projeto de Labanca na última terça-feira.

Correndo por fora, a Missionária Savana é o nome do PRTB para tentar a vaga no Executivo municipal de São Lourenço da Mata. No dia 15 de setembro, ela apresentou Janaína Gomes, conhecida como Janaína de Tiúma, para ser sua vice na chapa. A composição é referendada pelo deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que vai disputar a Prefeitura do Recife.

Igarassu
Já em Igarassu, a vice-prefeita Elcione Ramos (PTB) é quem vai para a disputa. Ela conta com o apoio do prefeito Mario Ricardo (PTB). A candidatura é apoiada pelo presidente estadual do PSC, o deputado federal André Ferreira. A chapa conta com o ex-secretário Amaury Henrique (PTB) como vice-prefeito.

O prefeito Mario Ricardo tem influência na política do estado. Ele chegou a ser coordenador de campanha de Armando Monteiro (PTB) ao governo estadual. Essa influência é demonstrada no peso dos nomes que dão base à candidatura de Elcione. O Republicanos, por exemplo, declarou apoio ao projeto de Elcione ainda em agosto. O próprio deputado federal Silvio Costa Filho, ainda no fim de agosto, encontrou-se com Mario e a então pré-candidata para manifestar o apoio da legenda. “Ela é uma mulher séria e tem compromisso com o povo da cidade. Tenho certeza que ela dará continuidade ao trabalho do prefeito Mario Ricardo, que fez um belo trabalho nos últimos anos, sobretudo buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento econômico do município”, disse Costa Filho, na ocasião.

Pela Frente Popular, em oposição à candidatura do PTB, o presidente da Câmara, Ademar de Barros (PSB), confirmou sua candidatura a prefeito. O vice é o vereador Saulo Maurício, conhecido como China, do PT. A chapa ainda conta com o PCdoB. Outro candidato é o presidente do PSL de Igarassu, Ernandes Bob, conhecido como Bob Esponja. Priscilla Rodrigues, também do PSL, compõe a chapa.