Em Olinda, apoio do PSB causa mal-estar Na cidade, socialistas anunciaram apoio ao candidato do PCdoB em detrimento à campanha de reeleição do professor Lupércio (Solidariedade)

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/09/2020 03:00

Mesmo com a decisão do PSB de apoiar a candidatura do deputado estadual João Paulo (PCdoB) em Olinda e não o prefeito Professor Lupércio (SD), que vai tentar a reeleição, o Solidariedade optou por manter no Recife a aliança com os socialistas. Na convenção do partido, realizada na última quarta-feira, o SD confirmou que irá permanecer na base de apoio do PSB, que tem o deputado federal João Campos como candidato a prefeito do Recife, continuando assim, “em consonância com uma aliança iniciada em 2014”.

O cenário desenhado pelos socialistas em Olinda não fazia parte da expectativa da aliança de Lupércio que, com o PSB, somaria 12 partidos. O anúncio do apoio a João Paulo ocorreu na última terça-feira. Na avaliação de aliados do prefeito, o passo dado pelos socialistas, eleitoralmente, não terá efeito nenhum. Já politicamente, contar com o PSB no projeto de reeleição de Lupércio, seria mais uma força importante junto aos 11 partidos que fazem parte da coligação governista.

Lembraram também que na campanha de 2018, Lupércio esteve ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), que disputou a reeleição. Nos bastidores, a avaliação que se faz é que o PSB deu um passo errado em Olinda. O melhor caminho, acreditam alguns, seria o partido se manter neutro na disputa já que não tem candidato majoritário na cidade. “Eduardo (Campos) está fazendo falta”, comentou um amigo do ex-governador. Vale ressaltar que o ex-vereador Pedro Mendes (PSB) ensaiou uma candidatura própria, mas teve o nome retirado do páreo pelo comando da sigla.

O deputado federal Augusto Coutinho, maior força política do SD no estado, em uma postagem na sua conta no Instagram comentou a relação com o PSB, uma parceria, segundo destacou, iniciada em 2014. “Foi quando passamos a compor a Frente Popular, que elegeu Paulo Câmara governador de Pernambuco, e assim continuamos até hoje. Honramos o compromisso assumido naquela época, e agora renovado com o apoio à candidatura de João Campos à Prefeitura do Recife”. A reportagem tentou contato com o prefeito Professor Lupércio, mas não obteve retorno.