DIARIO POLíTICO » Limitando a militância

por Rhaldney Santos (interino)
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/09/2020 03:00

O final de semana promete de ser de intensa movimentação de candidatos a prefeito e vereadores nos municípios. Alguns coordenadores de campanha até têm pedido que alguns auxiliares levantem informações sobre itinerários dos concorrentes, para tentar evitar encontros de comitivas nas comunidades. Com a limitação de no máximo 100 pessoas por encontro promovido. As maiores coligações estão controlando até os integrantes que vão acompanhar as ações em algumas localidades.
 
Vaquinha eleitoral
Sem utilizar os recursos dos fundos partidário e eleitoral, os candidatos do Partido Novo passam a depender apenas dos recursos de doações para o financiamento de campanha. A prática, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, tem atraído o apoio dos adeptos dos conservadores, que têm colocado seus representantes nas lideranças dos rankings pernambucano e nordestino. O levantamento foi divulgado pelos sites homologados para as vaquinhas eleitorais.
 
Cotas
Assegurar eleições mais representativas com o cumprimento das cotas de gênero no pleito deste ano. Foi com esse objetivo que o procurador regional eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, enviou orientação normativa aos promotores eleitorais no estado, com medidas de fiscalização e repressão a atos ilícitos. O documento foi encaminhado também à Procuradoria-Geral Eleitoral.
 
Passeio de catamarã
O secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, Sérgio Aroucha, comemora a reabertura dos catamarãs, principalmente na praia do município. Ele informa que estão seguindo à regra os protocolos de higienização, inclusive contrataram uma consultoria para orientar na desinfecção dos espaços e a fim de realizarem os passeios da forma mais segura, seguindo as recomendações da OMS.