Municipais têm o primeiro embate entre candidatos Feitosa acusa equipe de Mendonça Filho de plagiar plano de governo, enquanto democrata afirma que concorrente não sabe diferenciar eixos e programa

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/09/2020 03:00

O primeiro embate das eleições 2020 aconteceu, nesta sexta-feira, entre os candidatos a prefeito do Recife Alberto Feitosa (PSC) e Mendonça Filho (DEM), tendo como alvo o programa de governo da campanha de ambos. A polêmica foi levantada pelo coronel Feitosa, como está sendo chamado nessas eleições, que acusou a equipe de Mendonça de plagiar seu plano de governo. Segundo o candidato, o documento divulgado pelo democrata é “quase que uma cópia da plataforma Recife Verde Amarelo”, lançada por ele há uma semana.

Em nota, Alberto Feitosa afirmou que tomou conhecimento do material pelos meios de comunicação. O plano de governo de Mendonça foi apresentado à imprensa na última quinta-feira durante entrevista coletiva concedida pelo democrata. Na avaliação do coronel, a notícia “causou surpresa” porque foca  em quatro eixos, alterando apenas a ordem e a nomenclatura de um deles: o de gestão, como está na plataforma dele. Já no de Mendonça consta como institucional.

Já os demais pontos, de acordo com Feitosa, são idênticos: social, urbano e econômico. “Na tentativa de disfarçar, o coordenador de Mendonça acrescentou a palavra “desenvolvimento” na nomenclatura de cada um. Até a subdivisão dos temas é parecida com a do Recife Verde Amarelo”, diz a nota enviada pelo candidato do PSC. Feitosa argumentou, ainda, que o plano de governo dele foi feito baseado em demandas da cidade, enquanto o de Mendonça foi elaborado por especialistas e fundamentado em teorias.

Também por meio de nota, a coordenação do programa de Mendonça Filho reagiu, destacando ter lamentado que a equipe de Alberto Feitosa não saiba diferenciar eixos temáticos de programa de governo. “O que foi anunciado são eixos temáticos para discussão de propostas que farão parte do programa de governo. O documento ainda está sendo estudado”, garantiram, acrescentando que o texto se baseia no programa de governo elaborado por Priscila Krause, apenas sendo organizados por temas e atualizados para questões mais recentes.

A coligação Recife Acima de Tudo apresentou como coordenador do programa de governo o economista e professor da UFPE Ecio Costa, que também é PhD em economia pela University of Georgia (EUA). A aliança de Mendonça frisou, ainda, considerar “ser muito cedo para alimentar polêmicas sem nenhuma argumentação sólida, tampouco sem provas consistentes, de uma acusação infundada, uma vez que a campanha está começando”, adverte o texto.