CENÁRIOS MUNICIPAIS - RMR » Oposição busca reeleições em Jaboatão e Moreno Em Jaboatão dos Guararapes, palanque de Anderson Ferreira foi montado com mais de 15 legendas. Já em Moreno, o prefeito Vavá Rufino (PTB) busca apoio

Anna Tenório
anna.tenorio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/09/2020 03:00

Nesta semana, o giro de reportagens do Diario de Pernambuco, que está apresentando o cenário político nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), chega a Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Nestes municípios, ambos comandados pela oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), os atuais prefeitos, Anderson Ferreira (PL) e Vavá Rufino (PTB), respectivamente, buscam a reeleição.

Em Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira montou um palanque robusto, contando com o apoio de outras 15 siglas, as quais compõem a coligação Jaboatão – O Trabalho Faz a Diferença e reúne os partidos PL, PSC, DEM, PSDB, PSL, PV, PMN, PP, PTB, PSD, Cidadania, Avante, Solidariedade, Podemos e Patriota.

Em oposição à candidatura a reeleição de Anderson, a Frente Popular, arco de alianças liderado pelo PSB em Pernambuco, apoia a candidatura de Daniel Alves (MDB). Em seus discursos, Daniel afirma que seu palanque é formado por partidos de centro-esquerda e pretende “reconstruir a identidade política de Jaboatão”. O PSB, Pros, Republicanos e o PT são as siglas que compõem a aliança com o MDB. O escolhido para o vice foi Ulisses Tenório (PSB).

O palanque de oposição a Anderson Ferreira expôs um racha interno no MDB de Pernambuco. Logo após a divulgação da aliança com os socialistas, o senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ambos do MDB, divulgaram uma nota contestando a aliança com o PSB e o lançamento de uma candidatura própria quando, a defesa deles junto ao partido, era no sentido de apoiar a campanha de reeleição do atual gestor.

Jaboatão também tem como candidatos Adelson Veras (PRTB), Belarmino Silva (Avante), Pastor Severino (DC), Maíra Villar (PDT), que tem na chapa majoritária uma coligação com a Rede Sustentabilidade, e Arnaldo Delmondes (PCdoB).

Moreno
Em Moreno, Vavá Rufino vai concorrer à reeleição. A escolhida à vice-prefeita foi Aninha Araújo (PTB), gestora hospitalar e sanitarista. A definição por uma profissional de saúde pode dar o tom de campanha eleitoral voltada para o discurso de se priorizar o combate à pandemia da Covid-19.

O ex-vice-prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino, que recentemente deixou o PMN e migrou para o PSB, também foi oficializado como candidato à prefeito na cidade. Para o posto de vice, foi indicado o Irmão Zé do Ônibus (Patriota). Nino de Enoque (PL) tem como vice o vereador Cidi (Podemos). A coligação majoritária inclui Podemos, PSC, PSL e PL. Niconde de Moreno (Cidadania) e Ailton Cunha, na vice. Também em chapa puro-sangue concorrem pelo PMB: Ernesto Júnior e Evangelista Pablo Alcides.